O Bahia é o terceiro time com mais torcedores entre pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no Brasil. Pelo menos, é o que revelou a pesquisa do Instituto Data Favela, que ouviu 3.954 moradores de comunidades diversas em 23 estados do Brasil.
Foram entrevistadas 3.954 pessoas in loco, entre os dias 15/08/25 e 20/09/25, que exercem atividades regulares para o funcionamento do ecossistema criminoso do tráfico de drogas. A amostra foi coletada em favelas de 23 Estados do Brasil, respeitadas as proporções de pessoas residentes em favelas/comunidades nas cinco regiões do país.
De acordo com o Data, o objetivo da pesquisa é compreender as preferências culturais e esportivas dos grupos. A pesquisa também levou em consideração dados divulgados pelo Datafolha em 2024, que apontaram o Bahia na 10ª posição entre as maiores torcidas do país, representando 2% dos torcedores. No estudo nacional, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Vasco aparecem entre as maiores torcidas do Brasil.
De acordo com os resultados, o Flamengo lidera a lista de clubes mais mencionados, com 24% das citações. Em segundo lugar aparece o Corinthians, com 13%, seguido pelo Bahia, que registrou 8% da preferência. Outros times citados foram Atlético-MG, São Paulo, Vasco, Botafogo e Sport. Segundo o instituto, nenhuma equipe da Região Sul foi lembrada pelos entrevistados.
A pesquisa Raio-X da Vida Real tem por objetivo compreender a dinâmica social por trás da estruturação de redes e circuitos criminosos a partir do ponto de vista das próprias pessoas em situação de crime em atividade. A pesquisa foi feita por amostragem com aplicação de questionário estruturado em entrevistas presenciais realizadas nos locais onde se desenrolam as atividades criminosas (tráfico de drogas).


