Neste domingo, o brasileiro Rafael Câmara terá seu primeiro match point em busca do título da temporada 2025 da Fórmula 3. Largando da pole position no Hungaroring, o piloto da Academia da Ferrari tem condições favoráveis para levantar o caneco com uma etapa de antecedência. Mas o que ele precisa fazer para chegar a este ponto? O Motorsport.com te explica a matemática.
Com os dois pontos da pole position da sexta-feira e mais um tento conquistado na corrida sprint deste sábado, onde terminou na oitava posição, Câmara conseguiu aumentar ainda mais sua vantagem na ponta do campeonato.
No momento, o brasileiro tem 131 pontos, e aproveitou o fato de que seus dois rivais mais próximos, Nikola Tsolov e Tim Tramnitz, estão vivendo um fim de semana desastroso até aqui. Ambos foram mal na classificação e não pontuaram neste sábado, mantendo seus totais de 98 e 93. Além de Câmara, o único dos pilotos ainda vivo na briga pelo título que somou pontos neste sábado foi o espanhol Mari Boya, que terminou em sétimo, tendo agora 89 na classificação.
Com 65 pontos ainda em jogo na temporada 2025 da F3 (26 na corrida principal da Hungria e 39 na etapa de Monza, em setembro), apenas seis pilotos seguem matematicamente vivos na briga pelo título. Veja a tabela abaixo:
CLASSIFICAÇÃO DA F3 (APENAS PRIMEIROS COLOCADOS):
Mesmo assim, Câmara chega ao domingo no Hungaroring com chances reais de já levantar a taça com uma etapa de antecedência. Para isso, o brasileiro precisa aproveitar o cenário da corrida principal para elevar sua vantagem na ponta para 40 pontos para o segundo colocado, independente de quem seja. E com Tsolov e Tramnitz largando bem distantes, em 21º e 17º, respectivamente, a maior preocupação de Câmara é Boya, que larga ao seu lado na primeira fila.
Para ser campeão no domingo, Câmara precisa fazer seis pontos a mais que Tsolov, um a mais que Tramnitz e manter a vantagem atual que tem sobre Boya. Os outros dois se mantêm vivos na briga apenas com o abandono do brasileiro.
Pensando em um eventual pódio do brasileiro, Câmara é campeão se vencer a corrida, independente do resultado dos demais. Se for segundo, Boya não pode vencer e Tsolov e Tramnitz só podem terminar de quinto para baixo. Já em um eventual terceiro lugar, Boya não pode ficar à frente de Câmara e Tsolov e Tramnitz só podem ficar de sétimo para baixo.
A corrida principal é as 3h30 (horário de Brasília), com transmissão na TV aberta pela Band, e Bandsports em TV fechada.