O Bahia que conviveu com desfalques em atacado neste segundo semestre agora pode sorrir com o departamento médico quase vazio. A cinco jogos para o fim da competição, o Tricolor tem apenas dois jogadores em tratamento de lesões: o zagueiro Gabriel Xavier e o atacante Mateo Sanabria.
A lista de baixas diminuiu nesta semana com a evolução de Kayky, que voltou a treinar normalmente na última quarta-feira depois de se recuperar de lesão. Já o lateral-direito Gilberto está na transição física e deve ficar à disposição para a partida contra o Fortaleza, marcada para a próxima quinta-feira.
Além dos dois atletas, o Tricolor deve contar com os meio-campistas Caio Alexandre e Everton Ribeiro em condições físicas mais avançadas. Everton fez cirurgia para tratar um câncer e começou as últimas três partidas no banco (entrou em duas delas). Já Caio se recuperou de séria lesão no reto femoral e voltou a ser relacionado contra o Internacional, na última rodada, mas não foi a campo.

No DM do Bahia, Gabriel Xavier não tem prazo de retorno, mas pode ser aproveitado ainda nesta temporada. Por outro lado, Mateu Sanabria não joga mais em 2025.
O ápice dos problemas do Bahia aconteceu às vésperas do jogo contra o Flamengo, no dia 5 de outubro, pela 27ª rodada. Entre desfalques por lesão e suspensão, o técnico Rogério Ceni não pôde contar com 11 jogadores, sendo quatro deles pilares da equipe: Ramos Mingo, Luciano Juba, Caio Alexandre e Erick Pulga.
Ainda assim, o Bahia driblou as ausências e venceu o jogo contra o clube carioca por 1 a 0. A vida continuou difícil para o Tricolor, que até ganhou retornos na partida seguinte, como o atacante Ruan Pablo, no clássico diante do Vitória, mas não teve o seu capitão, Everton Ribeiro, por causa do diagnóstico do câncer.

O goleiro João Paulo, o zagueiro Ramos Mingo e o volante Erick voltaram a ser relacionados na goleada sobre o Grêmio. Já no jogo atrasado do primeiro turno contra o Internacional, vencido pelo Bahia por 1 a 0, Rogério Ceni ganhou o retorno de Luciano Juba, desfalque nos quatro jogos anteriores em razão de um estiramento no músculo adutor da coxa direita.
No fim de outubro, durante a derrota para o São Paulo, pela 30ª rodada, o Bahia também teve de volta o zagueiro David Duarte, fora de combate por um jogo por causa de trauma na costela, mas perdeu o lateral Gilberto por três partidas, em decorrência de um estiramento muscular na região posterior da coxa. Além disso, o atacante Sanabria foi diagnosticado com lesão no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo.
Nos últimos jogos, além de Everton Ribeiro e Caio Alexandre, o Bahia teve o retorno de Erick Pulga, que havia ficado fora por mais de dois meses em decorrência de lesão na coxa. O atacante disputou as três últimas partidas, duas delas como titular.
Na próxima quinta-feira, contra o Fortaleza, o Bahia ainda deve contar com Luciano Juba à disposição depois de defender a seleção brasileira nos amistosos contra Senegal e Tunísia. Santi Arias, que também está convocado, mas pela Colômbia, tem presença incerta. Um desfalque certo é meio-campista Michel Araujo, que está suspenso.
Com os principais jogadores à disposição, o Bahia recebe o Fortaleza na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Brasileirão.


