Publicidade
Publicidade

É dada a largada: Campeonato Baiano 2026 é lançado com novidades e menos datas

4 Min de leitura

Campeonato Baiano de 2026 já tem data para começar e terminar e, como prometido na leva de mudanças feitas pela Confederação Brasileira de Futebol, será mais curto do que nas últimas edições.

A Federação Bahiana de Futebol confirmou, nesta segunda-feira (3), no evento de lançamento do Baianão 2026, com representantes dos dez clubes participantes, o calendário da 123ª edição do torneio, que vai de 10 de janeiro a 8 de março, com duas datas a menos e terminando duas semanas antes em relação ao formato anterior.

Assim como em 2025, o estadual contará com dez equipes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Porto, Juazeirense, Jequié e Barcelona de Ilhéus, além de Bahia de Feira e Galícia, que conseguiram o acesso na Série B.

Na primeira fase, todas se enfrentam em turno único de pontos corridos, com nove rodadas. Os quatro melhores avançam às semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2027. Nas semifinais, os confrontos serão 1º x 4º e 2º x 3º, em partidas únicas, com mando de campo dos dois melhores classificados na fase inicial. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Outra novidade é que as rendas das semifinais e da final serão divididas igualmente entre os clubes envolvidos, após dedução de custos operacionais, medida aprovada por unanimidade.

As mudanças seguem o norte de redução das datas dos campeonatos estaduais, de 16 para 11, definido pela CBF. Com um calendário mais apertado e menos datas disponíveis, o campeonato precisará ser ainda mais intenso, em um formato que valoriza muito cada ponto e reduz a margem de erro das equipes.

O Baianão 2026 também define os representantes do estado em competições nacionais, influenciando na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série D.

Copa do Brasil 2027: campeão, vice e terceiro colocado garantem vaga, enquanto a quarta vaga irá para a Copa Governador (ou competição equivalente). Se ela não for realizada, o quarto colocado do estadual herdará a vaga.
Brasileirão Série D 2027: três melhores colocados que não disputem outras séries nacionais se classificam.
Copa do Nordeste 2027: campeão e vice do Baianão ficam com duas vagas diretas, enquanto a terceira será destinada ao clube mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF 2026, desde que não participe de Libertadores ou Sul-Americana.

A FBF também anunciou novas exigências para os estádios, determinando capacidade mínima de 1.900 torcedores sentados nas partidas da 1ª fase e semifinais, e 4 mil para a decisão.

Uma comissão de gramados foi criada, composta por representantes da FBF e de cinco clubes (Bahia, Vitória, Jacuipense, Juazeirense e Porto), com a missão de avaliar e cobrar melhorias nos campos utilizados, garantindo segurança e qualidade para os atletas. Além disso, o árbitro de vídeo (VAR) está confirmado nas semifinais, finais e clássicos Ba-Vis.

O regulamento e a tabela básica do Campeonato Baiano 2026 devem ser divulgados ainda nesta quarta-feira (5).

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *