Publicidade
Publicidade

Flu de Feira e Bahia em 68 anos de história chegam a 237 jogos

3 Min Read

Quando a bola rolar no Joia da Princesa entre Fluminense x Bahia será mais um capítulo de um dos confrontos mais tradicionais do futebol baiano entre uma equipe da capital e outra do interior. Hoje as equipes protagonizam o 237º jogo de uma história que este ano completa 68 anos de existência. O jogo de hoje, valido pela sexta rodada do campeonato estadual é crucial para as pretensões das equipes na competição: quem vencer, dependendo de combinações de resultados, poderá até entrar no G-4 do Baiano, mas quem perder pode terminar como vice lanterna na classificação geral.

A primeira vez que os dois times se enfrentaram foi em uma partida amistosa em 1953 e o Bahia venceu por 2 x 0. De lá para cá em 68 amos de história – entre jogos oficiais e amistosos – foram realizadas 237 partidas com 128 triunfos do Bahia, 70 empates e 38 vitórias do Fluminense. O Bahia marcou 376 gols sofreu 181 com o saldo de 195 gols. As duas equipes já decidiram três títulos baianos (1963, 1969 e 1991) e o Fluminense leva a melhor nesta disputa, já que conquistou duas taças (1963 e 1969).

No ano passado, os dois times se enfrentaram na última rodada da fase classificatória do Campeonato Baiano e o Bahia levou a melhor vencendo por 2 x 0. Por sinal, o time da capital  defende uma invencibilidade que chega a 10 anos. A última vez que o Fluminense venceu o Bahia foi no Campeonato Baiano de 2011: 2 x 1 em Pituaçu com gols marcados por Sérgio Junior e Tácio e na oportunidade Luiz Carlos Cruz era o treinador do Touro do Sertão.

DRAMA

O jogo ganhou dramaticidade porque os dois já fizeram cinco partidas e quem perder, dependendo do que acontecer no encontro entre Doce Mel e Jacuipense, pode cair para a penúltima colocação e as chances de classificação para a próxima fase ficarem complicadas de vez.  No momento, a distância de Fluminense e Bahia para o G-4 é relativamente pequena: quem vencer pode chegar nas rodadas finais ainda brigando para ficar pelo menos com a quarta posição, mas quem perder pode ver o sonho de classificação se distanciar, a ponto de depender de uma série de combinações de resultados para avançar na competição.

A partida entre Fluminense e Bahia será às 16 horas no Estádio Joia da Princesa e terá a arbitragem de Diego Pombo Lopez, auxiliado por José Carlos Oliveira Santos e Carlos Vidal Pereira de Oliveira.

Por Cristiano Alves

Foto – Globo Esporte

Share This Article
71 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *