Publicidade
Publicidade

Fluminense é o melhor clube da região classificado pelo ranking da CBF

Compartilhe este Post

O Fluminense é o melhor time da região de Feira de Santana, de acordo com o Ranking Nacional de Clubes da CBF 2020 divulgado no começo dessa semana pela entidade máxima do futebol nacional. Embora o Touro do Sertão tenha ficado no modesto 6º lugar no Campeonato Baiano de 2019 em termos gerais teve pontuação superior a do Bahia de Feira, atual vice-campeão baiano e do Jacuipense, que mesmo não tendo ido tão bem no estadual, foi uma das quatro melhores equipes da 4ª divisão do Campeonato Brasileiro e obteve acesso a Série C do próximo ano.

De acordo com a pontuação divulgada pela CBF, foram 227 clubes ranqueados e apenas três do interior baiano – Juazeirense, Fluminense e Jacuipense – aparecem entre os 100 melhores colocados do Brasil. Da região de Feira de Santana, o Fluminense é o 81º colocado com 924 pontos. O ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. O ranking considera a participação do clube em competições realizadas nos últimos cinco anos (ranking dinâmico) e nesse sentido, o Fluminense participou nos últimos cinco anos de quatro edições da Série D do Campeonato Brasileiro, onde em 2016 foi 7º colocado sendo eliminado pelo campeão da competição, o Volta Redonda/RJ. No ano seguinte ficou na 16ª posição, no ano passado foi 20º colocado e este ano ficou na 14ª colocação. Além disso, time participou da Copa do Brasil em 2018, sendo eliminado na 2ª fase do campeonato e em 2017 disputou a Pré-Copa Nordeste.

O Bahia de Feira por sua vez, no que pese ter sido vice-campeão estadual em 2019 tinha aproximadamente 7 anos que não disputava competições como a Copa do Brasil e a Série D, que por sinal voltou a disputar este ano e ficou na 41ª colocação. Vale lembrar que o Tremendão volta a ter em 2020 um calendário cheio de competições com Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. O Tremendão ficou na 161ª colocação com 255 pontos conquistados.

O Jacuipense, que este ano subiu para a Série C do Campeonato Brasileiro, voltou este ano a disputar a Série D nacional depois de quatro anos e fez uma campanha brilhante sendo 4º colocado geral em meio a 64 clubes participantes. A participação anterior na Série D foi em 2014, quando ficou na 7ª posição. No atual ranking, o time de Riachão de Jacuípe é o 100º colocado com 604 pontos conquistados. Vale lembrar que ao contrário de Bahia de Feira e Jacuipense – que têm calendário cheio – o Fluminense só terá o Campeonato Baiano para 2020.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *