A CBF confirmou, na noite deste sábado (23), mudanças importantes no calendário vigente do futebol brasileiro, em especial no Brasileirão e na Copa do Brasil 2025.
A entidade optou por inverter a ordem do término dos seus principais torneios, “evitando conflitos de datas e favorecendo uma eventual participação de clube do país na Copa Intercontinental da Fifa, em dezembro”.
Antes previsto para terminar quase no Natal, o Brasileirão de 2025 passa a ter seu encerramento em 7 de dezembro, graças a mudanças nas rodadas 27, 29, 31 e 33 para datas que seriam da Copa do Brasil — 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro.
A Copa do Brasil, por sua vez, terminará em dezembro, um mês depois do previsto, e com partidas decisivas em sequência. As semifinais serão em 10 e 14 de dezembro, enquanto as finais estão marcadas para 17 e 21 do mesmo mês.
As alterações foram possíveis porquê os times brasileiros que estão na Libertadores (São Paulo, Flamengo e Palmeiras) não estão na Copa do Brasil. E o Botafogo, que era o único brasileiro presente na Copa do Brasil e na Libertadores, acabou eliminado da competição internacional. Então não há chance de termos um brasileiro disputado tanto a final da Copa do Brasil quanto a Copa Intercontinental da Fifa, prevista para começar em 10 de dezembro.
A CBF destacou ainda que as mudanças poderão ter impacto positivo no calendário de 2026, já que “permitirá mais descanso aos atletas no final do ano e mais tempo de preparação das equipes para a temporada” seguinte.
Resumo das mudanças no calendário da CBF
Brasileirão
- Última rodada é antecipada de 21 de dezembro para 7 de dezembro
- Rodadas 27, 29, 31 e 33 da Série A serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro, datas antes reservadas para a Copa do Brasil
Copa do Brasil
- Passa a fechar o calendário do futebol brasileiro em 2025
- Semifinais serão disputadas em 10 e 14 de dezembro
- Final está marcada para 17 e 21 de dezembro (ida e volta, respectivamente).