No processo cotidiano do futebol, o Departamento Operacional se torna um ponto estratégico para o bom andamento das coisas e pode contribuir de maneira decisiva em resultados obtidos por uma equipe. Essa é a função desenvolvida a cinco anos por Rafael Zucon no Coritiba, ou seja, ele no clube paranaense faz a função do antigo supervisor, mas com um raio de ação mais amplo.
Paranaense de nascimento, antes de chegar ao Coritiba, Zucon teve passagens pelo Paraná, Clube Atlético Tricordiano/MG, e Ponte Preta/MG. Ele é responsável por toda a parte logística do Coxa Branca, que este ano volta a Série A do Campeonato Brasileiro. “A logística é a parte organizacional de treinamentos, de viagens, além de ser um suporte constante para os envolvidos no contexto da equipe. Cuido parte de montagem da programação, horários, tudo em sintonia com a comissão técnica e a direção executiva. As viagens também são da responsabilidade do Departamento Operacional e não cuidamos de elaborar, mas cuidamos também de agilizar a execução deste planejamento na parte operacional”, explica Rafael Zucon.
Para o coordenador o maior desafio da sua função organizar as coisas de forma que contemple as necessidades da comissão técnica em comum acordo com os dirigentes executivos e estatutários do clube. “O nosso trabalho começa com a elaboração da programação dos treinamentos e quando acontecem as viagens, também montamos o esquema de viagem: se vai ser aérea ou terrestre; buscar adequar os horários; providenciar campo para que a equipe treine na cidade de destino; verificar o hotel onde a delegação vai ficar; a comida que será consumida, dentre outros aspectos”, informa. “São detalhes que as vezes podem passar despercebidos pelos torcedores, mas são importantíssimos porque se qualquer coisa der errado, a logística entra na ‘berlinda’. É um papel estratégico de grande relevância e que tem o desafio de agradar a todos: jogadores, comissão técnica, dirigentes”, complementa.
A parte de regulamento de competições e registro de atletas é também da responsabilidade do coordenador operacional. “Damos o suporte para a comissão técnica no tocante a todas informações referentes á regulamento, a situação de documentação de atletas para que os profissionais possam assim fazer seus planejamentos, suas projeções”, diz Zucon.
RELAÇÕES
Outra atribuição do Departamento Operacional está no tocante a elaboração de regras que compõem o regimento interno. “São regras de conduta que os profissionais precisam assimilar para o bom funcionamento da estrutura, o bom convívio entre todos que na verdade têm papeis importantes na estrutura clubística. Temos que zelar por isso, zelar pelo bem estar de todos garantindo assim que o trabalho flua tranquilamente”, explica Rafael Zucon.
Fora do campo, o coordenador ainda presta assistência em outras questões. “Quando temos, por exemplo, atletas que não são da cidade, os ajudamos a alugar apartamentos, a matricular os filhos em escola e tudo aquilo que for necessário para que ele se sinta bem, feliz e motivado para trabalhar”, detalha Zucon.
O coordenador diz que o respeito é o fator primordial para o estabelecimento de relação com os profissionais. “A gente busca estabelecer um canal de diálogo com todos pautado no respeito e na sinceridade. Estamos na linha de frente para solucionar questões do dia a dia, o contato é direto com atletas, com a comissão técnica e logicamente precisamos ter respeito a todos, estabelecendo sempre o bom entendimento para que no dia a dia as coisas funcionem bem e com muita harmonia”, afirma Rafael Zucon
Por Cristiano Alves
Foto – Divulgação