Publicidade
Publicidade

Expertise e boas condições dos estádios pesaram para Brasil ser sede da Copa América

3 Min Read

Estádios em boas condições, além da boa organização na última edição foram os principais fatores considerados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Comembol) para em uma reunião re3alizada na manhã de hoje (31) confirmasse o Brasil como sede da Copa América 2021, depois da Argentina ter vetado a realização da competição em seu território. As datas para o início do campeonato continental estão mantidas e a expectativa é que nas próximas horas sejam divulgados os horários dos jogos e as cidades-sede que abrigarão os duelos.

A última edição da Copa América aconteceu em 2019 no Brasil e foi conquistada pela Seleção Brasileira (foto). Naquele mesmo ano fora anunciada uma novidade para a edição deste ano: dois países – Argentina e Colômbia – sediando a competição. A Colômbia abriu mão da competição por conta da crescente tensão social no país e a repressão violenta por parte da polícia a protestos tornaram impossível a realização da competição. Assim, o torneio, que teria duas sedes pela primeira vez, deveria ser inteiramente realizado na Argentina.

No entanto a Argentina deixou de ser sede da Copa América devido à piora da pandemia de Covid-19 no país. O ministro do Interior, Wado de Pedro, disse no domingo (30)  que organizar o torneio seria inviável, principalmente em Mendoza, Córdoba, Buenos Aires, Tucumán e Santa Fé. A Argentina tem cerca de 45 milhões de habitantes, e registrou até agora mais de 3,6 milhões de casos, com mais de 76 mil mortes.

Diante da situação hoje aconteceu uma consulta ao governo federal brasileiro, que deu sinal verde para o torneio. A entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por “abrir as portas desse país” para o “evento esportivo mais seguro do mundo”.Até o início da reunião, a possibilidade de o Brasil organizar o torneio era descartada tanto pela CBF quanto pela Conmebol. Mas ao longo do encontro mencionou-se que o país tem estádios de Copa do Mundo que estão ociosos, como Mané Garrincha em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas em Natal. A ideia é colocar um grupo para jogar em Manaus e Brasília, o outro nos dois estádios do Nordeste. O Campeonato Brasileiro não será interrompido.

Por Cristiano Alves

Foto – Lucas Figueredo/CBF

Share This Article
66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *