Publicidade
Publicidade

Com mudança de formato, Jacuipense herda vaga na Copa do Nordeste de 2026; veja outras mudanças

3 Min de leitura

A Copa do Nordeste não ficou fora das mudanças realizadas pela CBF no calendário do futebol nacional a partir de 2026. A partir da edição do próximo ano, a competição terá início direto na fase de grupos (acabando assim as etapas preliminares), que passa a contar com 20 clubes, quatro a mais do que nas últimas temporadas.

As mudanças foram detalhadas na manhã desta quarta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, por Julio Avellar, diretor de competições da entidade. O torneio será disputado entre os dias 25 de março e 7 de junho.

As federações do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe terão direito a dois representantes, cada. Bahia e Ceará, federações mais bem ranqueadas, terão direito a três equipes.

Porém, por questão de calendário, os clubes classificados às competições internacionais em 2026 (Libertadores ou Sul-Americana) não participarão da Copa do Nordeste.

Assim, o Bahia, maior vencedor do Regional, com cinco títulos, e atual campeão, dificilmente buscará o bi no próximo ano.

Isso porque o Tricolor de Aço ocupa a sexta colocação no Brasileiro, na faixa de classificação para a Pré-Libertadores. O Ceará, em 11º, está entre os clubes que estão se garantindo na próxima Sul-Americana.

As duas federações ainda não indicaram como preencherão essas vagas caso os dois times não possam disputar a Copa do Nordeste em 2026.

A Copa do Nordeste terá início no dia 25 de março (após a disputa dos estaduais), com a final programada para 7 de junho. A CBF destinou 10 datas para a competição.

Dessa forma, os 20 clubes serão distribuídos em quatro grupos de cinco equipes. Para manter a obrigatoriedade de clássicos na primeira fase, os times de um mesmo estado não poderão estar na mesma chave. Assim os duelos se darão entre os grupos com times do mesmo estado, com cada um fazendo assim cinco jogos.

COMO FICA A “NOVA COPA DO NORDESTE”

  • 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco;
  • Times do mesmo estado não entram na mesma chave;
  • Primeira fase com turno único só de ida, com cinco rodadas: times do Grupo A x times do Grupo B / times do Grupo C x times do Grupo D;
  • Dois primeiros de cada grupo se classificam para o mata-mata;
  • As quartas de final serão disputadas em jogos únicos;
  • As semifinais e a final em confrontos de ida e volta.

Além da premiação em dinheiro por avanço em cada fase, a Copa do Nordeste seguirá dando ao campeão uma vaga direta para a terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *