Publicidade
Publicidade

Liberado: Treinamentos presenciais de clubes profissionais no Paraná

7 Min Read

A retomada dos treinos presenciais dos clubes de futebol do Paraná foi autorizada pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (25). De acordo com o departamento de Comunicação Social do órgão, os clubes terão que seguir protocolos com recomendações para evitar o contágio do novo coronavírus.

Em ofício encaminhado à Federação Paranaense de Futebol (FPF), a Secretaria da Saúde deixa claro que a permissão é válida somente para trabalhos físicos da categoria profissional, não valendo para atletas inscritos nas divisões de base dos clubes. Posteriormente, será avaliada a liberação para treinamentos com bola. A realização de jogos-treinos ou partidas não foi permitida. Além disso, segundo a Sesa, a fiscalização das atividades é de responsabilidade das autoridades de cada município.



RECOMENDAÇÕES

Ainda de acordo com o texto, os treinamentos coletivos (trabalhos técnicos que simulam situações de jogo), em que há um agrupamento de atletas, devem necessariamente aguardar recomendações da própria autoridade sanitária, ainda sem uma data específica para ocorrer. O mesmo vale para a disputa de partidas oficiais, como o retorno do Campeonato Paranaense, ou de treinamento (jogos-treino ou amistosos), que também devem aguardar deliberação posterior da secretaria.

As normativas, reforça a Secretaria da Saúde, poderão ser revistas a qualquer momento. Os critérios adotados são objetivos, técnicos e científicos e levam em consideração a transmissão comunitária, a situação epidemiológica do Covid-19 e a possibilidade de saturação do sistema hospitalar no Paraná.



PROFISSIONAIS

A medida publicada nesta segunda-feira (25) autoriza, além do retorno às atividades de atletas profissionais, também árbitros e assistentes, em quantidade necessária para atender as normas na Fifa, CBF e categoria superior na própria FPF, bem como as equipes técnicas dos clubes paranaenses com calendário nacional para 2020.

Libera ainda os clubes que podem competir na etapa final do Campeonato Paranaense, em número não superior a nove.


FEMININO

Em relação às atletas femininas de clubes profissionais, somente os que possuírem calendário nacional confirmado pela CBF poderão reiniciar os treinamentos.


Para a realização dos treinamentos, o protocolo tem as seguintes normas:

– Na chegada ao treinamento, o jogador terá que responder um questionário sobre sintomas e terá medida a temperatura corporal.

– Treinos individuais, com horários agendados.

– Conversas deverão respeitar a distância de 2 metros entre as pessoas.

– Profissionais de saúde do clube vão usar material de proteção (máscara e luvas).


MEDIDAS DE HIGIENE

– Os equipamentos individuais devem ser higienizados com álcool 70 e guardados na porta mala do carro.

– Os atletas devem limpar as chuteiras e guarda-las conforme orientação da rouparia.
– Proibidas: banheira de crioterapia, piscina, massagem e terapias manuais como processo de regenerativo.
– Lavar com água, sabão e higienizar as mãos com álcool gel na saída do Centro de Treinamento
– Cada atleta deve higienizar o seu automóvel com álcool 70.
– Deslocar-se diretamente do Centro de Treinamento para casa evitando caronas.
– Cada atleta é responsável em levar para casa e lavar seu material de treino diariamente.
– Retirar o calçado ainda fora da sua residência e guardar em local arejado, longe do contato de outras pessoas.
– Lavar a roupa imediatamente sem misturar com as roupas de familiares ou outros.

Veja abaixo documento expedido pelo secretário de saúde.

Of. n° 1086/2020/GS/SESA

 Curitiba, 25 de maio de 2020.

Senhor Presidente, Cumprimentando-o cordialmente, reportamo-nos ao Ofício n° 015/2020, protocolo digital n° 16.550.406-2, onde solicita-se a autorização para o retorno às atividades de treinamento dos atletas profissionais e para finalização do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1a Divisão – Temporada 2020, evidenciando o caráter econômico do esporte e a representação da entidade FPF.

 O presente complementa o Oficio n° 0978/2020/GS/SESA enviado em 08 de maio do corrente e leva em conta a reunião do dia 14 de maio, na qual debatemos a proposta da CBF e seu protocolo de segurança e contingência aos profissionais do futebol envolvidos.

Na oportunidade, Vossa Senhoria reiterou o pretendido e concordou em dividir o pleito em duas etapas: treinamento de atletas profissionais, árbitros e assistentes, em quantidade necessária para atender aos registrados na FIFA, CBF e categoria superior na própria FPF, bem como as equipes técnicas dos clubes paranaenses com calendário nacional pára 2020 e os que podem competir na etapa final do Campeonato Paranaense, em número não superior a 9 (nove).

Em relação às atletas femininas de clubes profissionais, somente as que possuírem calendário nacional confirmado pela CPF poderão reiniciar os treinamentos. Destarte, neste momento epidemiológico, delibera-se no seguinte sentido: a) Liberar os treinamentos dos clubes profissionais de futebol, com calendário esportivo completo, desde que seguidos os protocolos de segurança, higiene e distanciamento pessoal; b) Em considerar que o treinos coletivos, em segunda etapa, devem necessariamente aguardar recomendações da autoridade sanitária, que virão no momento oportuno; c) jogos oficiais e de treinamento (jogos treino com aval da CBF e FPF) também devem aguardar deliberação posterior desta Secretaria em comunicação direta com à FPF, como representante oficial do futebol profissional, ainda sem data prevista para realização.

 Os contextos para realização destas atividades e os envolvidos, direta e indiretamente, devem sempre respeitar os apontamentos de segurança e distanciamento emanados pelas autoridades sanitárias, mormente o Decreto Estadual 4230/2020 e a Resolução SESA 338/2020, que o regulamenta. Sendo o que se apresenta, aproveitamos o ensejo para reiterar votos de elevada estima e distinta consideração.

 Atenciosamente, Dr. Carlos Alberto Geb Preto (Beto Preto) Secretário de Es da Saúde

Fonte: terra / foto: divulgação Coritiba

TAGGED:
Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *