Publicidade
Publicidade

Narrador Valdir Moreira completa 22 anos “balançando” a galera

9 Min Read


“Balançou, balançou, balançou…Balançou e a galera explodiu”. Quem acompanha as transmissões esportivas da Sociedade News FM e ouve esta música dos compositores Cecílio Nena/Antonio Luiz, gravada pela dupla Zezé di Camargo e Luciano, de imediato identifica que o comandante da festa do futebol é ele: Valdir Moreira, o narrador que este ano completa 22 temporadas “balançando a galera” e tem uma história de superação, onde deixou de ser trabalhador rural para se transformar em um dos mais importantes locutores esportivos do rádio baiano na atualidade.

Valdir Moreira vivia na zona rural de Santo Antônio Jesus e em meio ao trabalho da roça, duas paixões eram muito presentes na sua vida: o futebol e o rádio, onde costumava ouvir grandes nomes da crônica esportiva como Nilton Nogueira, Marco Aurélio, Silvio Mendes e Djalma Costa Lino, por sinal suas grandes referências para narração esportiva. Entre um trabalho e outro, ele segurava o cabo da enxada e os imitava. “São fantásticos nomes que brilhavam nas transmissões que faziam. Por exemplo, eu me lembro de uma transmissão que Marco Aurélio fez entre Vitória x Criciúma pela Série B de 1992, que o Vitória venceu por 1 x 0, gol de Arturzinho…! Nossa, até hoje me emociono quando lembro”, declara.

O jeito brincalhão e descontraído, marcas registradas de Valdir, chamavam dos amigos que começaram a observar as imitações e começaram a incentivá-lo a buscar uma oportunidade em uma rádio. “Um amigo meu, o Antônio conhecido como ‘Surdinho’, me disse que estavam fazendo testes para locutor na Recôncavo FM e me incentivou a ir. Depois teve outro amigo, o vereador Roque, que indicou também e eu acabei em 1999 iniciando minha vida na crônica esportiva integrando a equipe esportiva da Recôncavo FM, que pertencia ao saudoso Alvaro Martins, que marcou época na crônica esportiva baiana”, recorda.

O COMEÇO

Na Recôncavo, Valdir Moreira teve como seu grande “padrinho”, Juracy Santos, um dos grandes nomes do rádio baiano que teve passagem marcante na Rádio Excelsior na década de 80 e depois se destacou na TV Itapuã como repórter e posteriormente narrador esportivo. “A experiência dele é fantástica. Me deu muitos conselhos, me orientou muito na questão de narração e assim fui começando a me lapidar profissionalmente. Se hoje estou onde estou, agradeço muito ao Juracy Santos”, frisou.

Na sequência, Valdir teve passagem pela Rádio Clube, a emissora mais tradicional de Santo Antônio de Jesus e teve oportunidade de trabalhar ao lado de consagrados profissionais como Adnoel Santos, Inácio Inô e Luiz Santos, que hoje também faz parte da Soceidade News FM comandando o programa “Levante a Voz”. Na época, Luiz era chefe de esportes da Rádio Clube e junto com Adnoel Santos e Inácio Inô criaram o slogan pelo qual Valdir é identificado até hoje: “o narrador que balança a galera”. “O slogan surgiu a partir do slogan de outro narrador, o Ronair Mendes que atua no rádio goiano. Ele é identificado como o ‘o garotão que chacoalha a galera’. Um grande narrador esportivo e então os caras disseram ‘se ele chacoalha, você balança a galera’. Não é que pegou? Pegou tanto que até hoje sou identificado assim”, informa Valdir.

A VINDA PARA FEIRA DE SANTANA

Paralelo a carreira de narrador, Valdir Moreira desenvolvia outras facetas no rádio como a de repórter geral atuando em programas jornalísticos. Foi desta forma que por indicação de Adnoel Santos, ele trabalhou na Rádio Andaiá FM pertencente a Dilson Barbosa, na cobertura das eleições de 2002. “Na época o Adnoel Santos falou com ele que eu também transmitia futebol. Barbosa conversou comigo e me pediu uma fita com uma narração e eu passei a de um jogo que fiz no Barradão, Vitória x Cruzeiro, que por sinal foi uma das minhas melhores transmissões. Ele adorou e de imediato falou com o Jorge Bianchi, que na época era o chefe da equipe de esportes, e de imediato entraram em contato comigo, estive em Feira de Santana uma três vezes acertando detalhes até que fechei em definitivo a negociação e vim para cá”, conta.

Na época a Rádio Sociedade operava na frequência 970 AM e contava com Paulo José, Jair Cesarinho e o saudoso Valter Sobral como narradores. A estreia de Valdir aconteceu no dia 26 de janeiro de 2003 em um jogo em Juazeiro na abertura do Campeonato Baiano daquele ano, entre Fluminense e Juazeiro e o time da casa venceu por 1 x 0. “Eu me lembro que este jogo eu viajei junto com o Jorge Bianchi e o Edmilson ‘Lobinho do Deserto’ Mascarenhas, nosso técnico de externa. Tivemos ainda a participação do experiente radialista Ginaldo Nascimento, que comentou o jogo para a gente”, afirma.

Somente entre a antiga Rádio Sociedade de Feira e a Sociedade News FM são 18 anos de trajetória com duas Copas do Mundo no currículo: 2006 na Alemanha e 2014 no Brasil, vários jogos pelo Campeonato Brasileiro nas mais diversas séries e outras competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste entre outras. Uma característica de Valdir é a organização: ele faz questão de arquivar fitas com as narrações e súmulas dos jogos que transmite. Na contabilidade do narrador, ele já transmitiu 957 partidas e narrou 2.328 gols. “Com certeza, o milésimo jogo que eu transmitir terá a mesma emoção do milésimo gol que narrei na minha carreira. Guardo isso tudo para que os meus filhos e netos possam saber o que eu fiz um dia”, observa Valdir.

A COPA DA ALEMANHA

Sem sombra de dúvidas uma cobertura que ficará marcada na vida de Valdir Moreira é da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. “Rapaz foi um susto para mim porque me parece que na época, o Dilson Barbosa e o Rogério Santana conversaram com o Paulo José e ele, não sei o motivo, preferiu não viajar. Aí o Barbosa vira pra mim e diz ‘se prepare que você vai para a Alemanha’. Perdi o chão, só tinha quatro anos de rádio e ainda estava estudando no curso de aceleração no Colégio Ecassa. Aceitei o desafio e fui para a Alemanha, onde paseei esta experiência maravilhosa”, lembra.

Foram nove partidas e 17 gols narrados em solo alemão  e Valdir teve a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes comunicadores esportivos do Brasil como Antônio Júlio Baltazar, Sidnei Marinho, Toni Auad, Mário Freitas, Renato Lavigne dentre outros. “Ganhei um CD de Inglês e um livro de alemão. Presentes de duas professoras que juntamente com meus colegas fizeram a maior festa quando viajei e quando voltei, me lembro que fui recebido com uma bela faixa escrito ‘Bem Vindo’, numa prova realmente de carinho que todos tinham por mim”, afirmou Valdir Moreira.

Valdir Moreira é um Diplomata do Rádio e hoje divide as transmissões com os narradores Paulo José e Sidnei Campos, que recentemente estreou na equipe. “O PJ é um profissional consagrado, um cara de um carisma extraordinário e um talento sem igual que nestes anos tenho aprendido demais. O Sidnei também é um baita profissional que chegou para engrandecer ainda mais a equipe coordenada pelo meu amigo Miro Nascimento. Que Deus nos abençoe enormemente e possamos ter uma temporada cheia de vitórias”, disse Valdir Moreira.  

Por Cristiano Alves

Foto – Marcelo Oliveira

TAGGED:
Share This Article
25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *