Após reunião entre a Federação Bahiana de Futebol e o Tribunal de Justiça da Bahia, há pouco mais de um mês, onde foram discutidas ações para combater a discriminação no esporte, o TJ-BA anunciou o seminário “Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios”. O evento, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizado no dia 22 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Desembargadora Olny Silva, na sede do órgão, em Salvador, e conta com o apoio da FBF.
O objetivo, segundo o TJ-BA, é ampliar o debate institucional sobre práticas de preconceito nos ambientes esportivos. Serão quatro painéis temáticos com os temas: sistema Judicial no Enfrentamento ao Racismo; A Justiça Desportiva no Combate à Discriminação; Sociedade Civil, Clubes de Futebol e Árbitros no Enfrentamento ao Racismo; e Vítimas de Discriminação, Combate à Homofobia e Justiça Restaurativa.

Entre os palestrantes estão dirigentes e representantes de clubes como o Bahia e o Vitória, o ministro conselheiro do CNJ, Guilherme Caputo Bastos, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luís Otávio Teixeira, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, Pedro Casali, além de promotores do Ministério Público da Bahia e desembargadores (confira programação completa abaixo).
O público alvo do seminário são magistrados, servidores, além dos cidadãos baianos que tiverem interesse. Foram disponibilizadas 100 vagas presenciais e acesso irrestrito à transmissão on-line pelo canal do TJ-BA no YouTube.
Os interessados em participar devem procurar o Tribunal de Justiça para obter informações. Ao final do seminário, todos os participantes receberão certificado.