O São Paulo está próximo de acertar a contratação do atacante Gonzalo Tapia, do River Plate. O limite de estrangeiros imposto pela Associação do Futebol Argentino (AFA) foi um dos motivos para que o time de Buenos Aires esteja disposto a liberar o chileno para o Tricolor por empréstimo de um ano e meio. Anteriormente, o atleta foi especulado no Vitória.
Nos próximos dias, o clube paulista deve acertar a contratação de Tapia por empréstimo válido por um ano e meio, até o fim de 2026, com opção de compra e um valor fixado para um acerto definitivo no futuro.
A AFA permite que cada clube do Campeonato Argentino tenha seis jogadores estrangeiros em seu elenco, mas apenas cinco podem ser relacionados. Ao mesmo tempo, o atacante chileno ocupa uma dessas vagas e não vem sendo utilizado pelo River Plate.
Revelado no Universidad Católica, do Chile, Gonzalo Tapia é um atleta de 23 anos que se mudou do país para jogar futebol profissionalmente pela primeira vez. Mas antes mesmo do possível acerto com o São Paulo ou da transferência para o River, o jovem estava “bem encaminhado” com o Vitória.
Vivendo um grande dilema no ataque durante a transição para a temporada de 2025, o Leão de Canabrava sondou a promessa da Católica, que já acumulava aparições na seleção chilena principal.
No final de 2024, a comissão de Fábio Mota e Manoel Tanajura Neto não conseguiram firmar um acerto com Tapia, que logo depois fechou com o River Plate. Desde lá, foram seis partidas pelo Campeonato Argentino, onde o atacante não conseguiu contribuir diretamente com nenhuma participação em gols.
Até o momento, em toda sua carreira, Tapia acumula os números de 133 partidas disputadas, 22 gols marcados e 10 assistências distribuídas.