Publicidade
Publicidade

Estádio de Pituaçu volta a receber jogos, mas MP-BA recomenda portões fechados até adequações estruturais

3 Min de leitura

Terceira principal praça esportiva da Bahia, o Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, voltou a receber jogos oficiais após passar quase um ano sem atividades. Na última sexta (1), Jacuipense e Vitória se enfrentaram pela 1ª rodada da fase classificatória do Baianão Sub-17. Antes, o último jogo havia sido o clássico Ba-Vi do Campeonato Baiano Feminino de 2024, vencido pelo Bahia por 4 a 0, em novembro do ano passado.

Desde então, o estádio passou por intervenções, como a modernização do sistema elétrico e melhorias na iluminação. O gramado, alvo de críticas em 2024, também foi recuperado e hoje está em boas condições, necessitando apenas de manutenção de rotina.

A reativação do equipamento foi possível após a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) atender parcialmente às exigências do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que formalizou recomendações nos Procedimentos IDEA nº 003.9.126731/2024 e 003.9.458655/2024, instaurados pela 2ª e 3ª Promotorias de Justiça do Consumidor de Salvador. Porém, o retorno ainda não será pleno.

A recomendação, assinada pelos promotores Fernanda Pataro de Queiroz e Saulo Murilo de Oliveira Mattos, determina que eventos esportivos no estádio sejam realizados sem a presença de público enquanto não forem implementadas medidas essenciais, como:

Substituição completa dos alambrados por divisórias de vidro laminado temperado ou estrutura similar que evite invasões ao gramado;
Implantação de sistema de monitoramento por imagem nas catracas com identificação biométrica dos espectadores;
Instalação de uma central técnica de informações, com infraestrutura adequada para monitoramento em tempo real e cadastramento biométrico do público, conforme determina o artigo 148 da Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023).

Além disso, o MP-BA reforçou que essas medidas estão previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 113/2023, firmado entre a Sudesb e o Ministério Público em fevereiro deste ano.

Durante reunião ocorrida em 29 de julho de 2025, conforme antecipada pelo Bahia Notícias, a Sudesb informou que está providenciando a substituição dos alambrados e a aquisição das catracas com tecnologia biométrica. Segundo o órgão, a primeira licitação foi frustrada, e agora avalia-se a possibilidade de contratação direta, ainda sem prazo definido para a conclusão das adequações.

Enquanto as exigências legais e estruturais não forem plenamente cumpridas, o estádio seguirá funcionando com portões fechados ao público, conforme a recomendação ministerial.

Apesar das restrições, Pituaçu já está sendo utilizado nas competições de base do futebol baiano. Clubes como Jacuipense, Galícia, Estrela de Março e SSA FC, que disputam os Campeonatos Baianos Sub-15 e Sub-17, optaram por utilizar o estádio como mando de campo. Bahia, Vitória e Ypiranga seguem mandando seus jogos em seus centros de treinamento: CT Evaristo de Macedo, CT Manoel Barradas e CT Galdino Leite, respectivamente.

Fonte: Bahia Notícias Foto: Divulgação

TAGGED:
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *