O Flamengo deu mais um passo no projeto de construção de seu novo estádio. Na manhã desta sexta-feira (29), o clube e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram um termo de compromisso que garante a permanência do terreno do Gasômetro como área destinada à futura arena rubro-negra. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Com o acordo, o clube informou que seguirá conduzindo os estudos de viabilidade e desenvolvimento do projeto. Desde abril, três empresas foram contratadas para realizar análises detalhadas sobre as condições do terreno. A coordenação está a cargo da Arena Events + Venues, responsável pelo projeto básico do estádio.
Entre os levantamentos em andamento, o mais complexo é a análise da contaminação do solo, que está sob responsabilidade da Aecom. O estudo inclui investigação ambiental, atualização de avaliação de riscos, definição da estratégia de descontaminação e cálculo dos custos e prazos para execução da remediação.
Outra frente envolve o levantamento geotécnico, conduzido pela Soloteste, que fornecerá subsídios para cálculos estruturais, definição da tipologia e estimativas de custos das fundações da futura arena.
Já a empresa JDS é responsável pelas análises topográficas. O trabalho consiste em refinar características planialtimétricas, identificar interferências no local, avaliar impactos sobre a vegetação e apontar eventuais ações de compensação ambiental que possam ser exigidas pelos órgãos públicos.
Fonte: Bahia Notícias Foto: Divulgação