Publicidade
Publicidade

Programa leva alunos da rede municipal ao esporte e convivência nos clubes

3 Min de leitura

Cerca de 700 estudantes da rede municipal de ensino de Salvador participam semanalmente de atividades esportivas gratuitas oferecidas por meio do programa Salvador Social Clube. A iniciativa, conduzida pela Prefeitura em parceria com clubes sociais da cidade, foi renovada por mais um ano e segue promovendo a inclusão, o desenvolvimento social e a formação de jovens por meio do esporte.

Voltado especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o programa transforma clubes privados em espaços de cidadania, garantindo acesso a atividades que antes estavam fora da realidade de muitos desses jovens. Com o uso das estruturas esportivas de alto padrão oferecidas pelos clubes, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades físicas, emocionais e sociais em ambientes seguros e estimulantes.

O Salvador Social Clube é coordenado pelas secretarias da Educação (Smed), da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e funciona em modelo de cooperação. Os clubes cedem espaço e professores para as aulas esportivas, enquanto recebem, em contrapartida, isenção de impostos municipais. Além do acesso às práticas esportivas, os alunos também recebem transporte até os locais das atividades, uniforme completo, lanche e, em modalidades específicas, até protetor solar.

As atividades ocorrem duas vezes por semana e abrangem uma variedade de modalidades, como vela, canoagem, stand-up paddle, vôlei de praia, jiu-jitsu, futebol, futvôlei, natação, karatê, tênis, ginástica rítmica e basquete. A diversidade de esportes permite que os estudantes descubram novas habilidades, interesses e, em alguns casos, até potenciais carreiras.

Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o impacto do programa vai muito além das quadras e campos. “Às vezes, esse é o primeiro contato da criança com o esporte e com o ambiente de um clube social. E, através do acompanhamento feito pelas escolas, só temos bons relatos: redução da evasão escolar, melhora na disciplina e fortalecimento da convivência social, familiar e comunitária”, destacou.

Essa percepção também é compartilhada por Edvaldo Valério, diretor de Esportes e Lazer da Sempre e medalhista olímpico na natação. Ele reforça que o Salvador Social Clube é uma oportunidade real de transformação.

Fonte:Tribuna da Bahia Foto:Jefferson Peixoto / Secom PMS

TAGGED:
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *