Após uma pausa, a Fórmula 1 volta a acelerar neste fim de semana, voltando ao continente americano para mais uma edição do GP do Canadá, 10ª etapa da temporada 2025. A F1 volta à ação após uma rodada tripla movimentada em solo europeu, com os GPs da Emilia Romagna, Mônaco e Espanha trazendo grandes polêmicas, que podem impactar a continuidade do campeonato.
Em Montreal, a grande história do fim de semana, para além da briga pelo título, é a possível suspensão de Max Verstappen. O tetracampeão chega a esta etapa a apenas um ponto de atingir o limite de 12 na superlicença, o que o tiraria automaticamente da prova seguinte. Os primeiros pontos de Verstappen caducam apenas após o GP da Áustria, então o holandês terá que manter a cautela nas próximas duas provas.
Olhando para o campeonato, Oscar Piastri segue na liderança do Mundial após vencer na Espanha. O australiano tem 186 pontos, 10 a mais que o companheiro de McLaren, Lando Norris. Com a continuidade da briga pelo título em xeque, Verstappen é o terceiro, com 137. George Russell é o quarto, com 111, enquanto Charles Leclerc fecha o top 5 com 94.

Já a F1 Academy realiza neste fim de semana a quarta de sete etapas da temporada 2025. A passagem pelo Canadá será expandida, com a categoria realizando a corrida de Miami que foi cancelada por conta das fortes chuvas. Com isso, o fim de semana contará com três corridas.
Na classificação, Maya Weug lidera, mas com vantagem mínima para Doriane Pin: 64 x 63. Chloe Chambers é a terceira, com 55. Alisha Palmowski é a quarta com 44, enquanto Alba Larsen completa o top 5, com 28. Representantes brasileiras no grid, Rafaela Ferreira é a 10º colocada com 9, enquanto Aurelia Nobels vem na sequência, em 11º, com 3.
Confira a programação do GP do Canadá, 10ª etapa da temporada 2025 e que contará com a presença da etapa da F1 Academy:

fonte: M