Publicidade
Publicidade

Última hora: FIA retira Sprint da F1 em São Paulo para 2026; veja etapas

4 Min de leitura

A Fórmula 1 divulgou nesta terça-feira (16) a lista de pistas que vão receber corridas sprint (realizadas no sábado com duração reduzida) na temporada de 2026. Uma das grandes mudanças é a ausência do GP de São Paulo: desde a introdução do formato, em 2021, este será o primeiro ano sem a sprint em Interlagos – desta forma, o Brasil terá apenas a corrida principal, no domingo.

Assim como nesta temporada, seis etapas também vão contar com a corrida sprint – e quase toda a lista de provas foi modificada. Além do GP de São Paulo, as etapas na Bélgica, Estados Unidos e Catar também não vão ter mais a disputa de formato reduzido.

XPB images

O calendário da sprint em 2026 começa igual ao atual, com a China recebendo a primeira prova do ano e Miami sediando a segunda. Contudo, todas as corridas posteriores são novidades: Canadá, Holanda (que deixa a F1 no ano que vem) e Singapura recebem a disputa pela primeira vez, e a Inglaterra volta a ter essa corrida – a última vez foi em 2021. Veja o calendário da sprint abaixo:

CALENDÁRIO DE CORRIDAS SPRINT NA F1 2026:

-GP da China Circuito no Internacional de Xangai 13 a 15 de março
-GP de Miami no Autódromo Internacional de Miami 1 a 3 de maio
-GP do Canadá no Circuito Gilles Villeneuve 22 a 24 de maio
-GP da Inglaterra no Circuito de Silverstone 3 a 5 de julho
-GP da Holanda no Circuito de Zandvoort 21 a 23 de agosto
-GP de Singapura no Circuito de Marina Bay 9 a 11 de outubro

A Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não divulgaram as razões específicas para tirar Interlagos do calendário de corridas sprint – o mesmo vale para as outras pistas que deixaram a lista. Presidente da F1, Stefano Domenicali afirmou que a introdução de novas pistas vai “adicionar mais drama” em uma temporada que terá a introdução dos novos regulamentos técnicos e de motores.

XPB Images

De acordo com a Fórmula 1, a audiência das provas com corridas sprint na televisão é 10% maior do que aquelas que não têm a prova reduzida no sábado. Por causa disso, Domenicali já deu indícios de que quer aumentar o número de vezes em que essa disputa ocorre – fala-se em dez provas por ano na mídia internacional.

Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem deixou claro no comunicado divulgado pela Fórmula 1 que a intenção da entidade é seguir trabalhando para assegurar que o formato de corridas sprint seja benéfico para o campeonato.

Em um fim de semana convencional da Fórmula 1, três treinos livres são realizados: dois na sexta-feira e um no sábado. Quando há corrida sprint, apenas uma atividade preparatória ocorre. As outras duas são substituídas pela classificação sprint, ainda na sexta, e pela prova reduzida, no sábado.

A corrida sprint possui formato que limita a duração da prova a 100km, sem a obrigatoriedade de ida aos boxes para trocar pneus. Os oito primeiros colocados recebem pontos na classificação da F1: o vencedor recebe oito; o segundo, sete. Quem termina no oitavo lugar ganha um.

TAGGED:
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *