O jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente e Universidad de Chile, nesta quarta-feira (20) em Avellaneda, foi suspenso em razão de uma das páginas mais tristes no futebol do continente nos últimos anos. Uma confusão generalizada nas arquibancadas causou a interrupção da partida no início do segundo tempo, quando o placar marcava 1 a 1. Na ida, os chilenos haviam vencido por 1 a 0.
A Conmebol confirmou o cancelamento do jogo no estádio Libertadores de América, e afirmou através de uma nota no início da madrugada que os órgãos judiciais da entidade vão decidir a classificação. O vencedor do confronto enfrentará o Alianza Lima nas quartas da Sul-Americana.
Veja a nota completa da entidade:
“A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada.
Ele acrescentou que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi seguido, mas a situação não foi remediada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para posterior apuração.
Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”.
Assadi abriu o placar para os visitantes aos 11 minutos de jogo, e Montiel empatou ainda no primeiro tempo, aos 27. A confusão começou no intervalo. Segundo relatos da imprensa argentina, torcedores chilenos incendiaram objetos no setor visitante e arremessaram cadeiras em direção ao setor dos argentinos.
De acordo com o jornal argentino “Olé”, a confusão começou no intervalo, quando torcedores chilenos começaram a incendiar objetos no setor visitante e arremessar cadeiras em direção à torcida do Independiente. A arbitragem deu início ao segundo tempo, mas paralisou o confronto depois de apenas dois minutos, por causa da insegurança na arquibancada.
Alguns torcedores argentinos chegaram a pular para o campo, em busca de segurança. Houve relatos também de pedras e barras de ferro atiradas pelos chilenos sobre a torcida adversária.
Depois da interrupção do jogo, a situação se agravou. A maior parte dos torcedores chilenos deixou o estádio. No entanto, integrantes de organizadas do Independiente conseguiram entrar no setor visitante quando ainda havia pessoas no local.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pelo menos 100 torcedores do Independiente cercando menos de 20 chilenos na arquibancada. Com pedaços de ferro nas mãos, os argentinos agrediram os visitantes e obrigaram alguns a tirar a roupa. Um torcedor da Universidad de Chile chegou a cair do setor superior da tribuna. Há feridos em estado grave.