O fenômeno do tênis brasileiro João Fonseca, 19 anos, conquistou o título mais importante da sua carreira ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0 na Basileia, na Suíça. Fonseca é o primeiro brasileiro a faturar uma taça de nível superior a ATP 250 desde Gustavo Kuerten em Cincinnati 2001.
O resultado o coloca em boa posição para ser um dos cabeças de chave no Australian Open de 2026, o primeiro Grand Slam da próxima temporada. João assume a 28ª posição da ATP.
Emocionado após o título, João Fonseca destacou a presença da família na arquibancada e revelou uma promessa feita com seus técnicos: caso vencesse o torneio, rasparia o cabelo.
“É uma loucura, é difícil dizer. Nós passamos por muita coisa. Quero agradecer minha família e meu técnico. Meus pais iam para Paris e mudaram o voo de última hora para vir para cá. É um prazer jogar esse torneio, estou feliz”, disse o brasileiro durante a transmissão oficial.
Ele também dedicou a conquista à mãe, lembrando o apoio que recebeu desde o início da carreira.
“Eles foram os que acreditaram em mim. Eu estava pensando em ir para a faculdade e eles me apoiaram, falaram ‘é sua escolha, vamos estar com você’. Não importa o que passasse, desde minha infância eles sempre me apoiaram. Desde os 11 anos minha mãe sempre viajava comigo. Esse título é para ela”, completou.
Com o troféu em Basileia, João Fonseca atinge a melhor marca da carreira e confirma a ascensão meteórica que o coloca entre os 30 melhores tenistas do mundo — um feito inédito para alguém da sua idade no circuito masculino atual.


