Publicidade
Publicidade

Pesquisa indica alta aprovação da torcida do Vitória em relação à possível SAF do clube

2 Min de leitura

Uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel r divulgado nesta sexta-feira (27), revelou que a maioria da torcida do Vitória aprova a ideia de transformar o clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O modelo empresarial conta com o apoio de 66,4% dos torcedores rubro-negros, enquanto apenas 17,8% se disseram contrários. Outros 15,8% afirmaram não saber responder.

Os dados fazem parte de um levantamento nacional com 2.069 pessoas entrevistadas entre os dias 20 e 25 de junho, em 619 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2%.

Mesmo sem tratar o tema publicamente de forma ativa, o Vitória aparece entre os clubes com maior taxa de apoio ao modelo SAF no Brasil. O índice supera, por exemplo, os de clubes já transformados em empresa, como Bahia (61,6%) e Vasco (55,4%), e é semelhante ao do Cruzeiro (83,4%), pioneiro na mudança, e do Fluminense (82,2%), que tem o processo em curso.

Foto: Divulgação/GE

O modelo SAF tem dividido opiniões no futebol brasileiro, mas vem crescendo em aceitação. Nacionalmente, 45,1% dos torcedores disseram ser favoráveis, enquanto 33,2% são contra e 21,7% não têm opinião formada. Entre os que rejeitam o modelo, a principal preocupação é com a perda de identidade do clube (31,2%), seguida da perda de controle dos sócios e da torcida (11,1%).

A pesquisa usou o método RDR (Recrutamento Digital Randômico), que coleta respostas espontâneas durante a navegação na internet. Segundo o AtlasIntel, a metodologia permite retratos mais representativos do público interessado em futebol, respeitando o anonimato e reduzindo viés de resposta.

A AtlasIntel é reconhecida internacionalmente pela precisão de seus levantamentos e já teve suas metodologias validadas por veículos como The New York Times, Washington Post e Reuters. Em 2024, foi apontada como o instituto de pesquisa mais preciso dos Estados Unidos pelo analista Nate Silver, do FiveThirtyEight.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *