Publicidade
Publicidade

Clássico feirense completa 54 anos de história no Campeonato Baiano

Compartilhe este Post

Quando a bola rolar hoje na Arena Cajueiro, Bahia de Feira x Fluminense não protagonizarão apenas mais um clássico feirense pelo Campeonato Baiano. Além de ser o primeiro jogo oficial entre os dois times disputado fora do Estádio Joia da Princesa, a partida marca os 54 anos disputas oficiais entre os dois clubes mais antigos e tradicionais da cidade.

O primeiro jogo por Campeonato Baiano reunindo feirenses foi no dia 17 de julho de 1967 e o Bahia de Feira venceu por 1 x 0. No mesmo ano, outras duas partidas aconteceram e o Tremendão venceu mais uma por 1 x 0 e aconteceu o primeiro empate em 2 x 2. O primeiro triunfo do Touro do Sertão aconteceu em 1968: 1 x 0 e desde então a rivalidade se tornou mais acirrada, apesar do hiato de participações do Bahia de Feira em competições oficiais, o grande motivo para que o clássico tenha tantos anos de existência com poucos jogos oficiais.

Por Campeonatos Baianos no total -até agora – foram realizados 21 jogos com 9 triunfos do Bahia de Feira, 5 do Fluminense e 7 empates. Caso vença hoje, o Fluminense quebrará um tabu de 34 anos sem vencer o rival pelo campeonato estadual. A última vitória tricolor foi no dia 2 de julho de 1987 por 3 x 1. Já o Bahia de Feira, que desde 2009 voltou ao profissionalismo e segue de forma ininterrupta, mantém a escrita de não perder para o Touro do Sertão, porém a última vitória foi em 2019, no dia 10 de março: 2 x 0. No ano passado, no dia 2 de fevereiro, foi o último encontro entre os dois e aconteceu um empate em 1 x 1.

Pela Copa Governador do Estado, os times também se enfrentaram em nove oportunidades: cada um obteve três triunfos e aconteceram três empates. A última vez que o Fluminense venceu o rival em jogos oficiais foi na semifinal da Copa Governador de 2015: 2 x 0, jogo disputado em Riachão do Jacuípe porque o Estádio Joia da Princesa estava fechado para reformas.

O clássico ainda se reveste mais de importância, quando se coloca em campo as conquistas: são três Baianos, sendo dois do Fluminense (1963 e 1969); um do Bahia de Feira (2011). Além disso são três Copas Governador do Estado: 2009 e 2015 conquistadas pelo Fluminense e o Bahia de Feira sagrou-se campeão em 2013. Cada time acumula três participações em Copa do Brasil: o Flu participou em 1991, 2003 e 2018, enquanto o Bahia de Feira disputou em 2012, 2014 e 2020.

Por Cristiano Alves

Foto – Gliedson Samtos

Posts Relacionados

31 respostas

  1. Aw, this was an incredibly good post. Taking the time and actual effort to create a
    great article… but what can I say… I put things off a
    lot and don’t seem to get nearly anything done.

  2. Everyone loves what you guys are usually up too.
    This kind of clever work and coverage! Keep up the fantastic works guys I’ve incorporated you guys
    to my personal blogroll.

  3. I am not certain the place you’re getting your info,
    however good topic. I must spend a while finding out much
    more or working out more. Thanks for great information I was
    in search of this info for my mission.

  4. Woah! I’m really digging the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance”
    between superb usability and visual appeal. I must say you’ve done a great
    job with this. Also, the blog loads super fast for
    me on Opera. Exceptional Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *