Publicidade
Publicidade

Flu pode voltar a ter bate-chapa eleitoral depois de sete anos

5 Min de leitura

Ainda não existem chapas formuladas para o processo eleitoral do Fluminense, que de acordo com edital publicado, está confirmado para o dia 21 de janeiro. Entretanto, o quadro que se desenha é para um possível “bate-chapa”, situação que não acontecia desde o ano de 2014 (foto), quando Gerinaldo Costa foi eleito para o seu primeiro mandato, depois de disputar a presidência contra o advogado Hércules Oliveira.

Nos últimos dois pleitos, tudo se encaminhava para o “bate-chapa”, mas na hora H uma das chapas desistia e a outra por conseguinte, eleita por aclamação. Em 2017, José Francisco Pinto, o Zé Chico, disputaria contra Hércules Oliveira, que inscreveu uma chapa, mas na hora do processo abdicou da disputa e Zé Chico foi aclamado. O mesmo quadro se repetiu em 2019, quando Everton Carneiro, o Pastor Tom, disputaria contra o policial civil Joseval Costa, que também desistiu e com isso Tom foi aclamado presidente. Porém um ano depois, ele renunciou o cargo e por conta disso, novas eleições foram convocadas e o vencedor cumprirá apenas o restante do mandato que ficou em aberto e no final do ano acontecerá uma nova eleição.  

De acordo com o estatuto do Fluminense, em caso de renúncia do presidente e do seu vice-presidente, o presidente do Conselho Deliberativo é que responderá pelo clube. O então presidente Deraldo Conceição, o Deraldão, passou a responder pelo clube e inclusive renunciou ao cargo no Conselho Deliberativo que passou a ser comandado pelo vice-presidente Antônio Raimundo Gomes dos Santos.

Além de iniciar os trabalhos dentro de campo, o presidente interino Deraldo Conceição trabalha nos bastidores para fortalecer seu nome em uma possível disputa eleitoral. Para tanto, vem biscando o apoio de ex-presidentes e outros baluartes de influência no clube. Nomes como Gerinaldo Costa, Aldacy Palmas, Marcos Ribeiro e Hércules Oliveira foram consultados, sendo que o último citado teria sinalizado positivamente no sentido de compor uma chapa com Deraldão.

REVIRAVOLTA

Nas últimas horas cresceram os rumores de que Hercules Oliveira estaria compondo uma chapa com o ex-presidente Zé Chico, situação que pegou Deraldo Conceição de surpresa. “A gente tinha conversado, eu contava com ele na minha chapa, mas fazer o que? O que posso fazer é seguir correndo atrás de nomes para compor comigo uma chapa. Estou colocando o meu nome à disposição porque a torcida quer, a torcida deseja uma mudança no clube e na realidade entendo que isso deve mesmo acontecer e vou seguir no meu propósito”, disse Deraldo em entrevista ao Jornal de Esportes da Rádio Subaé AM.

Um dos indícios que Deraldão tem ao fazer tal afirmação é a continuidade de Breno Maia, como diretor de Marketing do clube. Ele é um dos líderes da Falange Tricolor, uma das mais influentes torcidas organizadas do Fluminense, e além da Falange, já estaria contando com o apoio da Flucana. Nomes como o ex-presidente Tom e Márcio Cerqueira, gestor de futebol que esteve prestando assessoria ao clube em 2020, também engrossam a fileira de apoios a Deraldo Conceição.

Uma reunião geral de conselheiros está programada para o próximo dia 16 e partir dai é que se terá de fato uma ideia de como será o processo eleitoral no clube. “Estou aberto a conversas e, quem sabe, composições. Mas não abro mão de participar do processo como candidato a presidência. Independente de qualquer coisa vou seguir em busca de pessoas que possam me apoiar”, declarou Deraldo.

Quem deseja participar da reunião geral e da eleição do clube, tem até amanhã para regularizar a sua situação. Para tanto precisa procurar a secretaria do clube, na Rua Geminiano Costa-323, no centro da cidade. Uma lista com os nomes dos sócios foi publicada no final de semana e se encontra à disposição na sede do clube e em principio 170 nomes estão habilitados a participarem dos processos.

Por Cristiano Alves

Foto – Jornal Folha do Estado

TAGGED:
Compartilhe este artigo
16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *