Em uma decisão eletrizante no Maracanã, o Flamengo venceu o Barcelona nos pênaltis por 6 a 5 e conquistou o bicampeonato Intercontinental Sub-20 neste sábado (23). Lorran abriu o placar para o Rubro-Negro no primeiro tempo, enquanto Virgili e Cortés buscaram a virada para o Barça na segunda etapa. No entanto, no último minuto do jogo, Iago recolocou o empate no placar e forçou a disputa por pênaltis. O grande destaque do Flamengo foi o goleiro Léo Nannetti, que defendeu duas cobranças e também teve uma grande atuação durante os 90 minutos.
Dessa maneira, o time brasileiro conquistou o segundo título consecutivo do Intercontinental Sub-20, desta vez sob o comando do técnico Bruno Pivetti. O time, ainda com Filipe Luís, foi campeão do torneio mais importante da base em 2024, ao vencer o Olympiacos, da Grécia, e neste sábado superou o Barcelona, um dos maiores clubes do mundo. O clube contou com 13 remanescentes do título mundial da categoria no ano passado nesta decisão no Maracanã.
Esta é somente a quarta edição do Intercontinental Sub-20, com todas sendo disputadas em jogo único na América do Sul. A primeira final aconteceu em 2022, quando o Benfica, de Portugal, superou o Peñarol, do Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu. No ano seguinte, em 2023, foi a vez do Boca Juniors, da Argentina, vencer o AZ Alkmaar, da Holanda, nos pênaltis, diante da sua torcida na Bombonera, em Buenos Aires. Já em 2024, o Flamengo representou o Brasil e levou a melhor sobre o Olympiacos, da Grécia, também no Maracanã.
Além disso, a partida deste sábado bateu o recorde de público nas quatro edições do Intercontinental Sub-20 até hoje, com 45.656 torcedores presentes ao Maracanã.