Publicidade
Publicidade

Bahia de Feira pode herdar vaga do Itabuna na Série D de 2024

Compartilhe este Post

Divulgação

O diretor de futebol do Itabuna, Ricardo Xavier, em entrevista confirmou a possibilidade do Itabuna desistir da Série D após o fracasso na Copa do Brasil e queda para a Série B baiana

O Bahia de Feira pode herdar a vaga do Itabuna no Campeonato Brasileiro da Série D este ano. O time itabunense foi rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Baiano, eliminado da Copa do Brasil, porém ainda tem calendário com a possível disputa da 4ª divisão nacional. No entanto a participação é uma incógnita, ainda mais depois da degola no último domingo no encerramento da fase classificatória do Baianão.

A classificação para a Série D de 2024 foi conquistada ainda no ano passado, com a terceira colocação no Campeonato Baiano. No entanto, sem garantias de patrocínio e com custos elevados de logística, a participação do Itabuna na última divisão do Brasileirão ainda é incerta.

Em entrevista, no começo da semana, à imprensa itabunense, o diretor de futebol do Dragão do Sul, Ricardo Xavier, confirmou esta possibilidade. “Se for possível a participação, depende do patrocínio da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), que foi prometido aos quatro cantos… Não sei nem se legalmente há a possibilidade de desistência, mas sem patrocínio, a gente tem que jogar fora com custo muito elevado, então tem que ter o patrocínio”, disse Ricardo Xavier.

O critério de acesso para a Série D é a classificação final do Campeonato Baiano do ano anterior: no regulamento da competição referendado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), têm direto às vagas, as equipes que obtiverem boa classificação no estadual exceto Bahia e Vitória por estarem em divisão superior no Campeonato Brasileiro. O Itabuna teve direito à vaga por ter sido o terceiro colocado no estadual de 2023; o Jacuipense também tem presença garantida por ter sido vice-campeão e a Juazeirense como quarta colocada á a outra agremiação com direito adquirido.

Em caso de desistência, a FBF utilizará a sequência da classificação final como critério para a definição do terceiro representante baiano, em se confirmada a desistência do Dragão do Sul. Nesse caso, a vaga seria do Bahia de Feira por terminado o Baiano de 2023, como quinto colocado na classificação geral. Confirmada a situação e se por ventura o Bahia de Feira também abdique da condição, a vaga ficará então para o Barcelona de Ilhéus que foi o sexto colocado no ano passado.

A Onça Pintada então teria calendário cheio para este e o próximo ano, pois está classificada para a fase semifinal do Campeonato Baiano e isso já lhe garante o direito à disputar a 4ª divisão em 2025. Por enquanto, nada está confirmado e a FBF também só se pronunciará a partir de uma sinalização do Itabuna, que por enquanto está confirmado na Série D ao lado de Jacuipense e Juazeirense. A competição nacional começará no próximo mês de abril, com previsão de encerramento em setembro.

Por Cristiano Alves com informações de atarde.com.br

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *