Com os ajustes da Conmebol para os campeonatos de 2021, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também revisou o seu calendário de competições para temporada do ano que vem. Principalmente no novo formato da Copa Sul-Americana, algumas competições nacionais precisaram ter suas datas ajustadas para não conflitar com outros campeonatos.
A CBF já havia publicado um documento no dia 19 de agosto com o calendário de jogos organizados por ela para 2021. Entretanto, por conta das alterações principalmente com o formato da Sul-Americana, que a partir do próximo ano terá uma fase de grupos, a entidade brasileira precisou modificar algumas datas.
Uma das mudanças, por exemplo, é a realização da Super Copa do Brasil, que passa do dia 10 para o dia 11 de abril. Outra modificação é a antecipação de uma semana na Copa do Brasil para o dia 3 de março.
Além de reajustar as datas que teriam conflito de jogos entre as competições nacionais e campeonatos com clubes estrangeiros, a CBF também alterou o formato da Copa do Brasil. A partir do próximo ano, o campeonato terá sete fases ao invés de oito e o número de equipes aumentará de 91 para 92 times.
A mudança dará a chance de que as equipes disputem uma fase de grupos e possam ganhar financeiramente com as transmissões dos jogos, já que muitas equipes estão passando por problemas devido a pandemia este ano.
“O detalhamento do novo formato da Copa do Brasil, incluindo os critérios de classificação, será publicado junto com o Regulamento Específico da Competição (REC), no mês de dezembro de 2020”, publicou a CBF.
Fonte – BN