O Vitória vendeu seus direitos de transmissão para TB e entrou na LFU (Liga Forte União). Mas afinal, o que são essas ligas?
A Liga Forte União é composta por 32 clubes do futebol brasileiro. Na Série A 2025, estão 11 clubes: Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Sport e Vasco. Na Série B 2025, outros 16 clubes: Amazonas, América-MG, Athletic-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova. E na Série C, sete clubes: CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta e Tombense.
Para o ciclo 2025–2029, a LFU fechou contrato anual de cerca de R$ 1,7 bilhão, com receitas distribuídas entre Série A (61%), Série B (15%), LiveMode (14%) e investidores (10%). A LiveMode é responsável pelos direitos de transmissão da LFU, distribuiu os jogos entre diferentes plataformas: a Record exibirá partidas na TV aberta, a Amazon Prime Video fará a transmissão via streaming, e o YouTube, com a Cazé TV, disponibilizará jogos gratuitamente na internet.

Entre os clubes, 45% da receita será dividida de forma igualitária, 30% de acordo com a classificação no campeonato e 25% proporcional à audiência.
Já a Libra, com a saída do Vitória, agora reúne 14 clubes: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Atlético-MG, Bahia, Red Bull Bragantino, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa e Brusque.
Em março de 2024, a liga firmou contrato exclusivo com a Globo para a transmissão do Campeonato Brasileiro de 2025 a 2029. O acordo garante à emissora a exibição das partidas como mandante dos clubes em suas plataformas, incluindo TV aberta, TV por assinatura (SportTV), streaming e pay-per-view (Premiere). O valor do contrato é de R$ 1,3 bilhão por ano, além de 40% da receita líquida do pay-per-view. A distribuição da receita entre os clubes ocorre da seguinte forma: 40% de forma igualitária, 30% por desempenho esportivo e 30% com base no percentual de torcedores cadastrados como assinantes.
Fonte: BN