O Campeonato Baiano já tem data para voltar. Em reunião realizada nesta quarta-feira (8) de forma remota, entre a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os dez clubes participantes, ficou decidido que a bola voltará a rolar no dia 22 de julho, uma quarta-feira. “Aconteceu a reunião com os dirigentes e definimos pelo retorno da competição e assim encerraremos dentro de campo como deve ser, com a definição das equipes classificadas para a fase semifinal da competição, bem como a rebaixada para a 2ª divisão em 2021”, confirmou o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima (foto).
Além disso, ficou também definido na reunião que as equipes poderão inscrever novos atletas para a disputa, mas aqueles que já jogaram as primeiras rodadas da competição por outras agremiações os clubes deliberaram e não aceitaram que estes atletas joguem pelos novos times. Como exemplo, o caso do atacante Marcelo Nicácio, que iniciou o Baianão 2020 pelo Fluminense de Feira e é o atual artilheiro da edição, e foi contratado no durante a paralisação do futebol pelo Atlético de Alagoinhas. Nicácio não poderá defender a camisa do Carcará pelo estadual, mas vai participar da Série D do Brasileiro, prevista para iniciar no dia 6 de setembro. O mesmo acontece com o goleiro Rodolfo, o lateral-direito Ângelo e o atacante Kel, que defenderam o Touro do Sertão e foram recentemente contratados pelo Bahia de Feira.
O Baianão foi suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória. A sequência da competição prevê a penúltima rodada da fase classificatória, onde o Fluminense enfrenta o Jacuipense no Joia da Princesa, enquanto o Bahia de Feira vai ao Barradão encarar o Bahia de Feira
Por Cristiano Alves com informações do Bahia Noticias