Publicidade
Publicidade

Herzem Gusmão teve longa trajetória no rádio

3 Min Read

Independente da política, a comunicação e principalmente o rádio sempre estiveram presentes na vida de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista falecido na noite de ontem, vítima do Covid-19. No rádio, ele se destacou em programas jornalísticos, porém, no esporte se fez conhecer em outros recantos do Estado da Bahia do Brasil, ao participar de coberturas de Copas do Mundo.

Filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira, Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista no dia 2 de junho de 1948 e já na juventude começou defendendo sua terra por meio do Basquete – sua primeira paixão – trazendo assim medalhas e títulos para Vitória da Conquista. Se habilitou como jornalista em 1968, se consolidando como um dos principais nomes do rádio conquistense devido à sua voz marcante sempre usando o microfone para abordar questões da cidade onde nasceu e foi criado.

Em 9 de fevereiro de 1978, ele levou ao ar pela primeira vez o programa que se transformaria num verdadeiro porta-voz da comunidade, a Resenha Geral, então pela ZYN 25 Rádio Clube de Conquista AM. A Resenha Geral substituiu a Resenha da Brahma, programa dedicado exclusivamente ao noticiário esportivo, que era apresentado por J. Menezes. O novo nome foi criado justamente porque Herzem alargaria o terreno de alcance da Resenha, com novas abordagens jornalísticas, assumindo assim a liderança que o consagraria como um dos mais respeitados radialistas da Bahia.

Com Feira de Santana firmou uma forte ligação nos anos 90, quando a Rádio Clube de Vitória da Conquista fez parte de um grande pool de emissoras – encabeçadas pela Rádio Sociedade de Feira – que fez a cobertura da Copa do Mundo da Itália, numa rede de rádios denominada “Rede Brasil-Itália 90”. Na oportunidade, ele esteve trabalhando ao lado de nomes como Dilson Barbosa, Itajay Pedra Branca, Jair Cesarinho, Dorival Oliveira e Carlos Lima, dentre outros nomes de diversas rádios brasileiras. Atuou narrador e comentarista esportivo.

Ele foi casado com Luci Freire Gusmão, com quem teve três filhos: Thayse, Danilo e Erica, e um neto, Arthur. Bacharel em Direito, fez pós-graduação em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Mesmo estando afastado do rádio, ele costumava afirmar que voltaria a trabalhar em rádio, quando deixasse a prefeitura de Vitória da Conquista.

Por Cristiano Alves

Foto – Divulgação

TAGGED:
Share This Article
29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *