Os dirigentes do Bahia de Feira confirmaram o retorno de Arnaldo Lira ao comando da equipe, após o desligamento do treinador Barbosinha do comando da equipe. Um dos fatores que pesou para a volta do profissional foi a história de bons trabalhos não só Tremendão, quando foi campeão em 2011 de forma inédita do Campeonato Baiano, mas em outras equipes do Estado. Ele vai encontrar muitos atletas que foram campeões com ele no Bahia de Feira, além de outros com quem trabalhou em outras agremiações.
A passagem de Arnaldo Lira pelo Bahia de Feira entre 2009 e 2014 foi a porta de entrada para outros trabalhos na Bahia. Em 2015 foi para o Fluminense, onde conquistou a Copa Governador do Estado e a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, foi quarto colocado no Campeonato Baiano, conquistou vaga para o Pré-Nordeste e na Série D, embora não tenha conduzido a equipe até o final, mas o Fluminense fez a sua melhor campanha na competição ficando entre os oito melhores.
Em 2017 ainda no Fluminense foi terceiro colocado no Baiano e levou o time a disputar a Copa do Brasil. Depois, em 2018, disputou a 2ª divisão pelo Atlético de Alagoinhas e foi campeão comandando a equipe do Carcará. Em 2019 ainda no Atlético foi terceiro colocado geral no Campeonato Baiano conquistando vagas na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.
Este ano havia começado o estadual no Jacobina, mas com os resultados ruins fizeram com ele deixasse a equipe e voltasse a Alagoinhas, mas com a paralisação da competição por conta da pandemia voltou a Fortaleza/CE, onde tem residência fixa. Além do histórico, Lira conhece a maioria dos atletas que estão no clube, não só aqueles que foram campeões com ele em 2011, mas outros como Tico e Kel, com quem trabalhou no Fluminense.
A expectativa é de que o treinador se apresente amanhã e comece de imediato os trabalhos para o compromisso diante do Vila Nova/MG, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, marcado para o próximo sábado (26) às 17 horas na Arena Cajueiro.
Por Cristiano Alves
Foto – Marcelo Oliveira