Publicidade
Publicidade

Universidade apresenta projeto que debate futuro do futebol nacional

Compartilhe este Post

Nomes importantes que integram o futebol brasileiro na atualidade estão discutindo o futuro do esporte, principalmente por conta da crise vivida em virtude pandemia do Covid-19. As discussões estão acontecendo por conta do projeto Fut Talks, onde são abordados temas que envolvem aspectos técnicos, de gestão, estratégia e política. Uma oportunidade de reflexões e aprendizados para quem é apaixonado pelo esporte e acredita nele como vetor de desenvolvimento e transformação.

O projeto foi idealizado pela Universidade do Futebol e reúne nomes como Paulo Autuori (treinador Botafogo); Ricardo Drubscky (executivo do Cruzeiro); Eduardo Freeland (executivo da base do Flamengo); Fernando Diniz (técnico do São Paulo), dentre outros nomes que compõem o futebol nacional incluindo jornalistas esportivos e profissionais de áreas afim do esporte. O projeto teve o seu “pontapé” no último dia 12 de maio e os encontros se dão através de videoconferência. “A ideia é justamente trocar conhecimentos, conhecer a realidade vivida em todas as regiões do Brasil, mesmo porque o futebol tem que ser visto como um todo e não de forma isolada”, explica João Paulo Medina (foto) criador da Universidade do Futebol.

Fundada em 2003, a Universidade do Futebol é uma instituição especializada em aprendizagem e disseminação do conhecimento sobre o esporte e o propósito é incentivar e estimular o estudo, a pesquisa, a reflexão e o pensamento crítico-social, buscando ser referência brasileira e mundial na qualificação profissional e excelência no futebol. A Universidade do Futebol está presente em vários países, por meio de cursos em português, espanhol e, recentemente, em mandarim.

Diante da paralisação diversas dúvidas surgiram quanto ao que se projeta sobre o futuro e os caminhos a serem seguidos e por conta disso foi elaborado o projeto que apresenta duas vezes por semana vídeos dos encontros que serão postados na página do Instagram-(IGTV e Story (INSTAGRAM.COM/UDOFUTEBOL)) e no canal do YouTube da Universidade do Futebol (YOUTUBE.COM/USER/UNIVDOFUTEBOL) com discussões e reflexões trazidas pelas personalidades do mundo da bola, sobre o momento e o futuro do esporte. “A hora é oportuna porque estamos, talvez como nunca, pensando de forma mais coletiva sobre para qual direção o mundo vai caminhar. É hora de as forças progressistas jogarem como um só time, contra um grande adversário que trabalha contra toda a humanidade. Precisamos marcar um gol por um futuro mais saudável, sustentável e inclusivo, não apenas no plano biológico, mas, também, no mental, espiritual e, principalmente, no social”, reflete Medina

ABORDAGEM

Segundo Medina, questionamentos sobre qualidade do jogo, estruturação das forças, liderança, os problemas com calendário, direitos de transmissão, remunerações, um olhar mais humanizado para os atletas e tantas outras questões, estarão nas discussões.

Admirador do futebol bonito e bem jogado, Medina acredita que a paixão que o esporte provoca, pode ser um poderoso instrumento de transformação da sociedade. O objetivo é contribuir para a evolução do futebol em todas as suas dimensões e disseminar as boas práticas no futebol brasileiro. “Os europeus estão desenvolvendo atletas ‘in vitro’, o que nós no Brasil não estamos mais conseguindo produzir ‘in natura’”, compara. “O direito também estará presente nas discussões”, afirma o advogado Rafael Lacerda, também sócio da Universidade do Futebol. “Vamos falar sobre o arcabouço jurídico e as possíveis consequências e oportunidades geradas pela pandemia no mundo do futebol, passando pelo direito do trabalho, pelos clubes-empresa, fair play financeiro, governança corporativa e compliance”, diz.

EPISÓDIO INAUGURAL

Crise e Horizonte foi o título da primeira série, cujo primeiro episódio trouxe Paulo André, diretor de futebol do Club Athletico Paranaense para falar sobre Protagonismo e Liderança

O momento exige um debate acerca das consequências danosas que o futebol vem sofrendo com a pandemia, mas, também, expõe as oportunidades que o esporte tem de implementar mudanças perenes para continuar sonhando com o protagonismo, não só dos clubes, mas, principalmente, de todo o futebol brasileiro no cenário mundial.

Por Cristiano Alves

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *