Adversário do Bahia de Feira na Série D do Campeonato Brasileiro, o Vila Nova de Nova Lima/MG ainda vai começar a se prepara para a competição que começará no dia 19 de setembro. A principal atração da equipe está fora das quatro linhas: é o ex-jogador Mancini, que marcou época como lateral-direito no Atlético Mineiro, além de ter uma carreira consagrada no futebol italiano. Depois de ter feito curso na Itália durante três anos, ele foi anunciado na última terça-feira (25) como treinador do “Leão Mineiro”, que busca virar a página de amargo início de temporada, fazendo uma boa campanha na 4ª divisão nacional.
O Vila Nova foi rebaixado dentro de campo no Campeonato Mineiro, mas ainda busca judicialmente se manter na 1ª divisão estadual. A equipe de Nova Lima/MG entrou no lugar do Patrocinense, que desistiu de disputar a Série D e a grande aposta dos dirigentes está em Mancini que volta ao Brasil após três anos na Itália, onde fez cursos e iniciou a carreira de treinador.
Lateral com passagem marcantes pelo Atlético-MG e pelo futebol italiano, onde defendeu Roma, Inter de Milão e Milan, Mancini se aposentou do futebol em 2016 e, desde então, vem estudando para se tornar treinador. Curiosamente, seu último clube como atleta profissional foi justamente o Villa Nova. Ao longo da carreira, ele ainda passou por Portuguesa, São Caetano, Bahia e América-MG. Como técnico, ele defendeu o Foggia, que disputa a Série D do futebol italiano no ano passado.
Além de Mancini, a comissão técnica conta com outra figura conhecida do futebol brasileiro. O ex-lateral Ceará, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o Internacional e que ainda defendeu Cruzeiro e o PSG, da França, será o auxiliar técnico.
O Villa Nova está no Grupo 6 da Série B, entrando no lugar do Patrocinense, que desistiu de disputar a competição. Os adversários do clube mineiro na primeira fase serão Atlético-BA, Bahia de Feira, Caldense, Gama, Palmas e Tupynambás.
Por Cristiano Alves