Publicidade
Publicidade

Corridaça! GP da Holanda tem muita chuva, show de ultrapassagens e Max com recorde de vitórias seguidas

Compartilhe este Post

A chuva veio para trazer o caos no GP da Holanda de Fórmula 1. Em uma prova movimentada do começo ao fim, Max Verstappen se recuperou para vencer em casa e, com isso, igualar a marca recorde de nove vitórias consecutivas na categoria, obtida por Sebastian Vettel em 2013. Fernando Alonso e o surpreendente Pierre Gasly fecharam o pódio.

A largada teve alonso mergulhando lindamente para a terceira posição e, antes mesmo do fim da primeira volta, a chuva veio com tudo. Alguns pilotos optaram por entrar imediatamente nos boxes, como Pérez, Zhou e Leclerc, que teve uma parada caótica da Ferrari. Na quinta volta, quase todos haviam feito a troca para os intermediários. Pérez liderava com 11s para Zhou, que tinha 2s para Verstappen. Gasly, Leclerc, Alonso, Sainz, Tsunoda, Magnussen e Ocon completavam o top 10.

Verstappen superou as pancadas torrenciais – Foto: Getty Images

Após passar Zhou, Verstappen foi voando para alcançar Pérez. Nas voltas seguintes, a pista foi secando e os pilotos voltaram aos boxes para pôr pneus slicks, mesmo com previsão de mais chuva. Com isso, o holandês entrou uma volta antes de Pérez e pegou a ponta. Na volta 16 tivemos safety car após batida de Sargeant no setor 2. A relargada veio na volta 21 e após isso surgiram disputas em todos os setores do grid. Na volta 45, começou a segunda rodada de paradas. Em meio às trocas, Verstappen liderava à frente de Pérez, Alonso, Sainz e Gasly, com Russell, Albon, Ocon, Hamilton e Norris no top 10.

A dez voltas do fim, a chuva voltou com tudo, forçando todos a colocar pneus intermediários. Pérez passou reto na curva 1 e perdeu a segunda posição para Alonso. Neste momento, Zhou bateu na curva 1, criando um SC Virtual e, na sequência, uma bandeira vermelha. A saída, sob SC e em movimento, aconteceu com pista molhada e Verstappen garantiu a histórica nona vitória consecutiva, Fernando Alonso e Pierre Gasly ocuparam as outras duas posições do pódio. Completaram o top 10: Sergio Pérez , Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Lando Norris, Alex Albon, Oscar Piastri e Esteban Ocon.

CONFIRA O RESULTADO COMPLETO:

  1. Max Verstappen (RBR)
  2. Fernando Alonso (Aston Martin)*
  3. Pierre Gasly (Alpine)
  4. Sergio Pérez (RBR)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. Lewis Hamilton (Mercedes)
  7. Lando Norris (McLaren)
  8. Alexander Albon (Williams)
  9. Oscar Piastri (McLaren)
  10. Esteban Ocon (Alpine)
  11. Lance Stroll (Aston Martin)
  12. Nico Hulkenberg (Haas)
  13. Liam Lawson (AlphaTauri)
  14. Kevin Magnussen (Haas)
  15. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
  16. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
  17. George Russell (Mercedes)
    Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – ABANDONOU
    Charles Leclerc (Ferrari) – ABANDONOU
    Logan Sargeant (Williams) – ABANDONOU.

*Ponto extra de volta mais rápida da corrida.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste final de semana (2,3 e 4 de setembro) com o GP da Itália, 14ª etapa da temporada 2023. 

Fonte: Motorsport

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *