Publicidade
Publicidade

Jerônimo inaugura requalificação do Centro Olímpico de Natação

Compartilhe este Post

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), as obras de requalificação do Centro Olímpico de Natação, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador. O ato contou com a participação da ministra do Esporte, Ana Moser. O equipamento esportivo recebeu um recurso de R$ 3,5 milhões, utilizado na construção de novo pódio, arquibancada com 368 assentos, vestiário para atletas, sanitário público, além do serviço de pavimentação e paisagismo. O trabalho foi coordenado pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).

“Estamos aqui entregando a estrutura física. Junto com um equipamento como este, nós temos que fazer uma política de fomento, de estimular para que as pessoas possam utilizar esse equipamento. Hoje aqui nós estamos entregando essa piscina olímpica, mas é um conjunto de quatro piscinas. A Setre vai continuar fazendo isso, não só na capital. Nós estamos fazendo isso em toda a Bahia, em parceria com os municípios, e agora temos o privilégio de ter o governo federal e a ministra Ana Moser, que vão nos ajudar bastante”, afirmou o governador, que visitou a estrutura e assistiu a apresentações.

Em sua primeira visita ao estado na condição de ministra, Ana Moser falou que o Ministério dos Esportes pretende firmar parceria com os estados para fortalecer a atividade. “O investimento no esporte traz benefícios em várias frentes, mas o recurso, por si só, ele é restrito. A gente nunca vai conseguir atender a toda a população com o recurso da pasta de esporte. Mas, a gente consegue, na articulação e na parceria com a educação, com a saúde, com a assistência social. É nesse sentido que a gente está aqui na Bahia, para desenhar um piloto de parceria, de aliança para atendimento à população em escala”, explicou.

O principal espaço da Natação na Bahia

Com a requalificação, o Centro Olímpico de Natação passa a abrigar salas de algumas federações esportivas.  “É um equipamento extremamente importante. A principal piscina olímpica da Bahia, que pode abrigar aqui competições nacionais e internacionais. Nós temos aqui sala de cinco federações: de ciclismo, atletismo, voleibol, karatê e de esportes aquáticos. É muito importante que a gente ajude este trabalho das federações, porque, além da inclusão social do esporte, também há um ranqueamento para o esporte de alto rendimento”, explicou o titular da Setre, Davidson Magalhães, que participou da inauguração ao lado do presidente da Sudesb, Vicente Neto.

Também marcaram presença atletas da modalidade aquática, entre outros, como os boxeadores Robson Conceição e Hebert Conceição; o lutador Rogério Minotouro; o treinador Luiz Dórea; entre outras personalidades do esporte.

Natação em Rede

A piscina olímpica da Bahia foi inaugurada pelo Governo do Estado em março de 2016. Com uma piscina olímpica e uma semiolímpica, o equipamento oferece aulas de natação, hidroginástica, polo aquático e nado artísticos para crianças, jovens, adultos e idosos dentro do programa Natação em Rede, que promove inclusão social e dá acesso a atividades aquáticas para pessoas de baixa renda e moradores de bairros populares. Além das piscinas da Av. Bonocô, há ainda os núcleos de Ipitanga, Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina e Centro Administrativo da Bahia (CAB), na piscina da antiga Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Fonte – Governo do Estado

Fotos: Antonio Queirós/GOVBA

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *