Publicidade
Publicidade

Muita história pra contar… Seleção Brasileira completa 109 anos

Compartilhe este Post

A Seleção Brasileira completa nesta sexta-feira (21) 109 anos. Foi exatamente em 21 de julho de 1914 que a equipe disputaria seu primeiro jogo e iniciaria uma trajetória de excelência que culminaria com a conquista de cinco títulos mundiais de futebol.

Naquele dia, no estádio das Laranjeiras, lotado, a Seleção enfrentaria o Exeter City, time da Terceira Divisão inglesa. Não se tem registro oficiai da quantidade de gente que prestigiou a partida. O que se sabe é que muitos assistiram ao jogo de pé e viram o Brasil vencer por 2 a 0, gols de Osman (America FC) e Oswaldo Gomes (Fluminense).

Foto: Reprodução CBF

“A Seleção Brasileira é motivo de orgulho para todos nós. Sua história repleta de conquistas vai muito além do futebol. Abre fronteiras, une os povos e transmite alegria por onde passa. Quero parabenizar todos aqueles que contribuíram para a grandeza da Seleção, masculina e feminina, ao longo desses 109 anos: atletas, treinadores e treinadoras, profissionais e colaboradores dos mais diversos setores. E, claro, parabenizar também seus torcedores, aqueles que são a razão de ser do futebo”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A Seleção já criava, uma conexão umbilical com os brasileiros. Vieram as Copas do Mundo, a tristeza da perda do título de 1950, no Maracanã, e as seguintes gerações de ouro que levaram o Brasil a ser a única pentacampeã mundial. Pelé e tantos outros craques começaram a dar seu recado na Copa de 1958. Depois, veio o bi em 1962 e o tri em 1970, com uma profusão de jogadores de ponta, reconhecidos como os melhores do mundo em suas respectivas posições.

O tetra em 1994 e o penta em 2002 consolidaram essa supremacia quase centenária, do ainda hoje celeiro de grandes nomes do futebol mundial. Cada vez mais envolvida com o dia a dia dos brasileiros, a Seleção chega aos 109 anos com a convicção de que ainda há muito a se fazer e de olho na conquista do hexa. Mas não é só no futebol masculino que a Seleção Brasileira fez e faz história. A equipe feminina também já se impôs como uma das melhores do mundo. Soberana na América do Sul, onde coleciona oito títulos da Copa América, a Seleção encantou o planeta em 2007, quando ficou com o vice na Copa do Mundo disputada na China.

Fonte-CBF

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *