O atacante argentino Mateo Sanabria, de 21 anos, assinou vínculo com o Bahia até dezembro de 2030. A diretoria desembolsou cinco milhões de euros (R$ 31,8 milhões na cotação atual) para tirar o jogador do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.
Sanabria já está em Salvador e convive com a expectativa de estrear pelo Bahia nesta quinta-feira, contra o Fluminense, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Sanabria precisa ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF antes de ficar à disposição para enfrentar o Fluminense na Copa do Brasil. A tendência é que o Bahia resolva essa pendência nos próximos dias.
O Tricolor inicialmente tentou um empréstimo de um ano com opção de extensão em definitivo, mas o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, recusou a primeira oferta. Após a nova proposta, contudo, as negociações avançaram.
Sanabria é um ponta-esquerda destro, assim como Erick Pulga, protagonista da temporada do Bahia. O elenco tricolor não tem outros jogadores com essas características e, por isso, o atacante foi uma prioridade da diretoria nesta segunda janela de transferências.
O reforço do Bahia estreou como profissional no Lanús e passou por empréstimo pelo Central Córdoba, também da Argentina. Em agosto de 2024, ele foi vendido ao Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e foi titular ocasionalmente: dos 33 jogos que fez, começou jogando em 14 e saiu do banco em 19 (média de 40 minutos em campo por partida).
Ele marcou seis gols e fez duas assistências em 1.356 minutos na temporada pelo Al Ain (170 minutos por participação direta). Sanabria também teve média de entre um e dois dribles certos por partida tanto na liga nacional quanto na copa continental.