Publicidade
Publicidade

Depois de 25 anos, Feira pode ficar sem time na elite do futebol estadual

Compartilhe este Post

Ascom/BF

O Bahia de Feira caiu para a 2ª divisão e o Fluminense vai tentar o retorno a elite ainda este ano

A queda do Bahia de Feira para a 2ª divisão abre a possibilidade de Feira de Santana não ter futebol profissional na elite do Campeonato Baiano em 2025. O Fluminense, que há três anos está ausente da Serie A vai tentar o acesso a partir do mês de junho e se isto não acontecer, será a segunda vez na história que a cidade ficará de fora da “nata” do futebol baiano.

Ao longo dos anos, a cidade de Feira de Santana sempre vem mantendo a evidência na elite baiana desde a incursão do Fluminense no cenário em 1954. Nestes 70 anos, o tricolor feirense caiu em três oportunidades – 1998, 2013 e 2021. O Bahia de Feira, mesmo sendo um clube mais antigo, teve o seu ingresso no profissionalismo em 1967 e desde então viveu hiatos se ausentando por muito tempo das atividades profissionais, até ser adquirido pelo Grupo Nobre em 2009 e desde então foram 15 anos de atividades ininterruptas.

Anterior ao retorno do Bahia de Feira, em 2001 surgiu o Palmeiras do Nordeste e até 2004 manteve a sua base montada na cidade e posteriormente se transferiu para a cidade de Santo Antônio de Jesus até encerrar as atividades em 2006. Um ano depois surgia o Feirense que manteve atividades profissionais até 2016 e neste período, Feira de Santana chegou a contar com três equipes na elite estadual até o rebaixamento do Fluminense em 2013. Houve uma pausa de três anos até o retorno do Flu à Série A em 2016, mesmo ano da que o Feirense caiu.

Ainda assim, por mais quatro anos, Feira de Santana se manteve com dois times na Série A até uma nova queda do Fluminense em 2021.

A ÚNICA VEZ

Caso o Fluminense, que está se organizando para a disputa da 2ª divisão – partir de junho – não obtenha o acesso á elite para 2025, Feira de Santana não terá equipes profissionais na principal divisão do futebol estadual no próximo ano, algo que não acontece desde 1999. Um ano antes, o Fluminense amargou o seu primeiro rebaixamento e o Bahia de Feira caíra em 1987 desde então tentava voltar, à 1ª divisão, mas sem sucesso. Coincidentemente, os clubes feirenses disputaram a Série B neste ano: o Fluminense subiu e o Bahia de Feira tentou no ano seguinte uma nova investida, sem êxito e então ficou afastado das atividades profissionais até o Grupo Nobre assumir o seu comando em 2009.

Por Cristiano Alves

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *