Publicidade
Publicidade

Força arretada: Série A pode ter novamente quatro times do Nordeste em 2024

Compartilhe este Post

Após duas temporadas com apenas dois representantes na Série A, o Nordeste tem a chance de voltar a emplacar quatro clubes na elite do futebol nacional em 2024. Maior número na história dos pontos corridos (desde 2003) e que só ocorreu quatro vezes, em 21 edições.

Essa missão está principalmente nos pés de Bahia e Sport, uma vez que o Vitória já garantiu o retorno à Série A, sendo campeão da Série B, e o Fortaleza possui apenas 1% de risco de queda. Já o tricolor baiano e o rubro-negro pernambucano ainda estão com seus futuros incertos para o próximo ano.

Sport vence Petrolina e está na final do Pernambucano 2023 - Folha PE
Sport quer voltar à elite nacional- Foto: Folha PE

Na Série A, o Bahia ainda luta contra o rebaixamento, com risco de queda de 51% de acordo com o site Infobola. Ao final da 34ª rodada, a equipe soma 38 pontos, apenas um a mais que o Cruzeiro, que abre o Z-4, mas que possui dois jogos a menos

Já na Série B, o Sport, que passou 24 das 36 rodadas no G-4, ocupa atualmente a quinta colocação e pode zerar as chances de acesso já na noite do próximo sábado, caso seja derrotado pelo Vitória, no Barradão, e Criciúma, Juventude e Atlético-GO vençam seus jogos. De acordo com o Infobola, o Leão tem 45% de probabilidade de acesso.

Bahia 2 x 0 Fortaleza: assista aos gols e melhores momentos do jogo | bahia  | ge
Bahia e Fortaleza são os dois nordestinos na Série A em 2023- Foto: Reprodução GE

Desde a introdução dos pontos corridos, em 2003, a maior representatividade do Nordeste na Série A ocorreu entre 2018 e 2021, com quatro equipes por edição. Por sinal, a possível formação dos clubes nordestinos na Série A com Vitória, Fortaleza, Bahia e Sport seria inédita.

Por outro lado, em apenas três anos, a região contou com apenas um clube. Em 2004 (Vitória), 2005 (Fortaleza) e 2015 (Sport). A média histórica da presença de equipes nordestinos na Série A e de 2,7 por edição.

Fonte: GE

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *