Publicidade
Publicidade

João Fonseca vence em Wimbledon e quebra jejum histórico do tênis brasileiro

3 Min de leitura

Mesmo após perder seu primeiro set em Wimbledon, João Fonseca manteve a calma, fez valer sua potência e garantiu uma vitória marcante nesta quarta-feira. Em duelo atrasado pela chuva, o jovem de 18 anos superou o americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1 — parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4 — e se classificou para a terceira rodada do torneio, feito que nenhum tenista brasileiro alcançava há 15 anos.

Como aconteceu na estreia, o brasileiro fez valer seu estilo agressivo em quadra, apostando nos golpes de forehand e no forte saque, arma fundamental nesta quarta: foram nove aces e 69% dos pontos vencidos com o primeiro serviço. Ele só oscilou no segundo set, quando caiu na armadilha do jogo de rede do americano, mais adaptado ao eficiente estilo na rápida grama.

O resultado fez o Brasil encerrar um jejum de 15 anos sem um representante numa terceira rodada de simples no masculino. O último foi Thomaz Bellucci, em 2010. No geral, o carioca se tornou o 10º tenista do País na história a avançar a esta fase na Era Aberta, iniciada em 1968. Com 18 anos e 326 dias, Fonseca virou ainda o mais jovem a alcançar esta fase no torneio desde o australiano Bernard Tomic (18 anos e 255 dias) em 2011.

A boa vitória desta quarta garante Fonseca pela segunda vez nesta fase de um Grand Slam. A primeira aconteceu em Roland Garros, no fim de maio, quando parou justamente na terceira rodada.

Nesta quarta-feira, a segunda partida de Fonseca em Wimbledon começou com atraso de pouco mais de duas horas por causa da chuva em Londres. Em quadra, o brasileiro fez valer a potência dos seus golpes, tanto no saque quanto com a direita.

O primeiro set foi de poucas oscilações por parte do carioca, que controlou a maior parte dos pontos e aproveitou logo o seu primeiro break point na partida, no quinto game. Na sequência, sofreu pressão no seu serviço e saiu de um 15/40 para confirmar o game e encaminhar a vitória na parcial com saques rondando os 220 km/h.

Superior nas principais bolas, Fonseca se impôs no saque do adversário no quinto game. Mas permitiu a reação do americano em 4/4. O brasileiro, então, obteve nova quebra, salvou três break points e sacramentou a vitória após 3h13min de confronto.

Fonte:Jornal Correios Foto: Miami Open/X

TAGGED:
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *